ABI repudia ação de hackers nos sites do governo do CE


12/12/2022


A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI repudia a ação de hackers que, nesta segunda-feira (12/12), invadiram os sites de domínio “ce.gov.br”. Os invasores deixaram uma mensagem exigindo anulação dos votos dos nordestinos nas eleições, configurando preconceito aos eleitores da região.

“Pela anulação de votos de todo o povo do Nordeste! Voto de Nordestino não conta”, disse a mensagem contrária ao resultado das eleições 2022, que resultou na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República, com vitória em todos os nove estados do Nordeste.

A governadora do Ceará, Izolda Cela, repudiou o crime. “O Governo do Ceará informa que as autoridades policiais estão investigando o ataque criminoso aos sites oficiais registrado na manhã desta segunda-feira (12). Equipes de Tecnologia da Informação trabalham para que o acesso aos sistemas de serviço à população esteja preservado. O povo cearense lamenta a publicação de ameaças marcadas por xenofobia, racismo, ameaça de morte e violência política, que terão sua devida responsabilização legal”, afirmou a gestora.

A invasão representa um prejuízo em dobro à população. Pela mensagem que incentiva o preconceito contra nordestinos. E pelos prejuízos com a perda temporária de conteúdo dos sites geridos pelo Governo do Estado.

A ABI se solidariza aos nordestinos diante do conteúdo preconceituoso, bem como aos cearenses, afetados na prestação de serviço cotidiana pelo ataque aos sites, bem como manifesta sua expectativa de que a Polícia Civil seja célere e efetiva na resolução do caso, com punição aos culpados

Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2022