4 de outubro de 2022


Globo e Clube dos 13em processo no Cade


01/09/2010


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai analisar o processo, que tramita há 13 anos na Justiça, envolvendo a Rede Globo e as entidades desportivas Clube dos Treze e Clube dos Onze.
 
O Ministério Público Federal e a Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça pedem a condenação da emissora por formação de cartel.
 
De acordo com o processo, a Globo tem o direito de preferência nas renovações de contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro, e a exclusividade da competição quando iguala as propostas de concorrentes.
 
Segundo o parecer do Procurador Marcus da Penha Souza e Lima, a cláusula tem efeito anticoncorrencial, limitando a ação de outras emissoras interessadas.
 
O Ministério Público também condena a negociação em conjunto dos direitos de TV aberta, fechada e pay-per-view.
 
Para o procurador, “esta prática beneficia a Rede Globo, pois ela é a única que teria condições de oferecer todos os serviços de forma conjunta”.
 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012