Funcionários do Correio Braziliense anunciam greve


10/06/2016


foto correio brazilienseSegundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) trabalhadores do Correio Braziliense anunciaram que farão diversas paralisações para cobrar dos Diários Associados, empresa responsável pelo jornal, a quitação de obrigações trabalhistas. A ação foi decidia em assembleia realizada na última terça-feira (7/6).

Os funcionários do veículo determinaram um calendário de quatro paralisações. Assim, eles devem cruzar os braços por duas horas na quinta (9/6) e sexta (10/6), por três horas na segunda (13/6) e por tempo indeterminado a partir de terça (14/6). Entretanto, a continuidade da medida será avaliada diante da postura da direção da empresa frente às demandas dos trabalhadores.

Correio Braziliense não pagou até o momento a diferença salarial retroativa e a Participação nos Lucros e Resultados da Convenção Coletiva de Trabalho dos Jornalistas 2015/2016, o auxílio-alimentação do mês de maio e as notas dos jornalistas freelancers — alguns há quatro meses sem receber. O jornal também não teria regularizado o FGTS dos funcionários.

O coordenador-geral do sindicato Wanderlei Pozzembom alerta que os trabalhadores já deram muitos votos de confiança para a empresa, tanto que em março houve assembleia e por três vezes os jornalistas optaram por aguardar a resolução do problema, considerando importante compreender as dificuldades financeiras. “Mas a sensibilidade de um lado não foi correspondida pela de outro e agora chegou a hora de ampliar a pressão”, diz.

*Publicado em: 9 jun, 2016 às 15:37