Estudantes da PUC-Rio visitam sede da ABI


23/11/2012


As linhas e o design arrojados, criados pelos arquitetos Marcelo e Milton Roberto, dois dos maiores expoentes da arquitetura moderna brasileira, inspiraram a visita das estudantes Isabella Xavier e Melissa Ribeiro de Souza, do curso de Desenho Industrial da PUC-Rio, ao prédio sede da ABI, nesta sexta-feira, dia 23. As alunas percorreram os diferentes andares do Edifício Herbet Moses, registrando e fotografando as principais características da construção.  

De acordo com Melissa, a visita foi sugerida por um amigo estudante de Arquitetura. “O que mais nos chamou a atenção é a importância histórica desse edifício, um dos primeiros a empregar uma série de técnicas revolucionárias para os anos 1930”, comentou a aluna do 9º período, que cursa a disciplina de História da Arquitetura no Brasil.
 
Segundo Isabella, foi possível observar a estética modernista não apenas do prédio, mas do mobiliário e da decoração interna. “O revestimento do auditório do 9º andar, feito com placas de madeiras, e até mesmo os bancos, são obras muito interessantes, que refletem bem o período do modernismo”, afirma a estudante, que junto a sua colega, pretende produzir um trabalho acadêmico com os dados coletados.
 
“A estrutura que permite que cada pavimento tenha uma planta diferente, possibilitando diferentes contextos, é outro ponto que chama a atenção”, completa Isabella.  
 
O prédio da ABI foi construído entre 1936 e 1939 e é considerado o primeiro edifício modernista do Rio de Janeiro. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1965 por aplicar rigorosamente os preceitos apregoados pelo francês Le Corbusier, considerado um dos principais arquitetos do século XX.