Louvre foi o museu mais visitado em 2009


31/03/2010


De acordo com uma lista da publicação de arte britânica The Art News Paper, o Museu do Louvre, de Paris, foi o mais visitado em 2009, com 8,5 milhões de pessoas. Em segundo lugar está o Museu Britânico, em Londres, com 5,5 milhões de visitantes, seguido pelo Metropolitan em Nova York, com 4,8 milhões.

Fora do circuito dos museus considerados top, entre os dez mais visitados estabelecimentos de arte aparecem o National Gallery (4,78 milhões) e a Tate Modern (4,74 milhões), ambos de Londres; o National Gallery of Art, em Washington (4,6 milhões); o Centro Pompidou (3,5 milhões) e Musée d’Orsay, de Paris (3 milhões); e o Museu Nacional da Coréia, em Seul (2,7 milhões). O Reina Sofia (Madrid) ocupa o 16º lugar entre os mais populares, com 2,08 milhão visitantes.

A The Art News Paper também registrou uma lista das exposições de maior sucesso durante a temporada 2008-2009. Três são japonesas — dentre elas uma mostra de obras do templo Kohfukuji, do Museu Nacional de Tóquio que é visitada diariamente por cerca de 16 mil visitantes.

A exposição intitulada “Tesouros do Museu Nacional de Nara” (com 14 mil 965 visitações por dia) e os “Tesouros”, exposição da Coleção Imperial do Museu Nacional de Tóquio, ocupam o segundo e terceiro, respectivamente. O Japão também é citado por causa do Museu Nacional de Arte Ocidental e sua exposição de quadros europeus do século XVII, doados pelo Museu do Louvre, que tem 9 mil 267 acessos por dia.

As exposições de obras de Picasso, no Grand Palais; e Kandinsky, no Centro Pompidou, ambos em Paris; Joan Miró no MoMA, em Nova York, também aparecem citadas na lista da The Art News Paper. A mostra do grafiteiro britânico Banksy, em exposição no Museu de Bristol, com mais de 4 mil visitantes por dia, está entre as mais populares. Esta é a primeira vez que o Museu de Bristol aparece na lista The Art News Paper.

* Com informações do El País.