Ejesa se retira da ANJ


26/07/2010


 
A Empresa Jornalística Econômico S.A. (Ejesa), responsável pelos jornais Brasil Econômico, Meia Hora, O Dia e Campeão, enviou mensagem à Associação Nacional dos Jornais (ANJ), nesta segunda-feira, 26 de julho, pedindo a sua desfiliação da entidade. Ela alega que se sentiu prejudicada com as notícias que têm sido divulgadas levantando suspeitas de que o controle da empresa pertença ao grupo português Ongoing.
E Ejesa vem sendo acusada pela própria ANJ e pela Abert de suposto descumprimento do artigo 222 da Constituição, que prevê um mínimo de 70% de capital nacional para empresas jornalísticas e de rádio e TV. Recentemente as duas entidades entraram com representação na Procuradoria Geral da República contra a atuação de empresas estrangeiras no mercado jornalístico. Em nota divulgada à imprensa, a Ejesa aponta seis pontos que motivaram o seu pedido de desfiliação da ANJ.
 
A seguir a íntegra da nota da Ejesa:
 
“A Ejesa — Empresa Jornalística Econômico S.A. — responsável pelas publicações Brasil Econômico, Campeão, Meia Hora e O Dia, solicitou hoje, 26, a desfiliação junto à ANJ (Associação Nacional de Jornais).

Por meio de uma carta enviada à instituição, a Ejesa posicionou-se contrária à postura adotada pela ANJ. O Grupo Editorial apóia de forma incondicional toda e qualquer ação que vise assegurar a manifestação do pensamento, a criação, a expressão, a educação e o livre fluxo informativo.

A Ejesa sentiu-se prejudicada quando acusada de uma série de denúncias inverídicas. A empresa ainda ressalta que, para esclarecer a sua composição acionária e a sua legalidade, a análise de documentos societários que se encontram devidamente registrados na Junta Comercial seria o suficiente.

A Ejesa defende com todas as suas forças a plena liberdade de informação jornalística, primando sempre pela finalidade educativa, artística, cultural e informativa, notadamente na promoção da cultura nacional e regional. A empresa preza pelo fundamental respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família brasileira.

Em desacordo com o tratamento que lhe tem sido dispensado, a Ejesa entende que a ANJ oportunamente:

1) negou injustificadamente o ingresso da Ejesa no seu quadro de associados
2) se esquivou de defender os direitos do ser humano, os valores da democracia representativa, a livre iniciativa, e, também, a livre concorrência
3) se desincumbiu do dever de representar os interesses gerais da imprensa junto ao poder público;
4) prejudicou o desenvolvimento das atividades empresariais da signatária;
5) promoveu a realização de Audiência Pública com escopo desleal e tendencioso;
6) desrespeitou o Código de Ética e Auto Regulamentação da entidade, ao se negar a publicar a verdade dos fatos de interesse público, admitindo que sobre eles prevalecessem interesses mercantilistas;

Portanto, a Ejesa requeriu, de pronto, na qualidade de titular de 99,9998% do capital social da EDITORA O DIA S/A, a desfiliação junto à ANJ daquela que é sócia-fundadora da instituição.”

* Com informações da Enjesa e AdNews.