Morre o jornalista e empresário Roberto Civita


Por Igor Waltz*

27/05/2013


Diretor editorial e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril, Civita morreu na noite de domingo, 26 de maio, no Hospital Sírio-Libanês, aos 76 anos. (Crédito: Revista Veja).

Diretor editorial e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril, Civita morreu na noite de domingo, 26 de maio, no Hospital Sírio-Libanês, aos 76 anos. (Crédito: Revista Veja).

Roberto Civita, diretor editorial e presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril, morreu na noite do último domingo, 26 de maio, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, devido à falência de múltiplos órgãos, depois de três meses internado para a correção de um aneurisma abdominal. Roberto, 76 anos, estava no comando da companhia havia mais de duas décadas, período em que a empresa diversificou seus negócios, tornando-se um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina. O grupo é responsável pela publicação das revistas Veja, Exame, Nova e Quatro Rodas, entre outras.

Políticos e personalidades manifestaram seu pesar pela morte do jornalista, entre eles os governadores do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e Minas Gerais, Antonio Anastasia, o Presidente da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão, Daniel Pimental Slaviero, e o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Nelson Calandra. A Presidente Dilma Rousseff também lamentou a morte do empresário. “Sob o seu comando, a Editora Abril, consolidou-se como uma referência. Neste momento de tristeza, envio meu abraço solidário para sua mulher, Maria Antônia, seus filhos e amigos”, disse em nota.

O Grupo Abril informou que o velório começou na manhã desta segunda-feira, 27 de maio, no Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, São Paulo.  A cerimônia de cremação está prevista para 17h. Civita deixa a mulher Maria Antônia Civita, os filhos do primeiro casamento Giancarlo, Roberta e Victor, além de seis netos e enteados.

História

Filho do empresário Victor Civita e de Sylvana Alcorso, Roberto Civita nasceu em Milão em 9 de agosto de 1936. Três anos depois, sua família abandonou a Itália quando o regime fascista intensificou perseguições. Em 1939, partiram para Londres, onde nasceu Richard, irmão de Roberto, e a seguir foram para os Estados Unidos.

A família viveu dez anos nos EUA, país em que seu pai se tornou sócio de uma fábrica de embalagens. Em 1949, visitou a Itália, onde Victor reencontrou seu irmão César, que havia se estabelecido na Argentina e lá editava a revista “El Pato Donald”, sob licença da Disney. César lhe disse que o Brasil lhe parecia um mercado promissor. Victor viajou com o irmão para conhecer sua editora na Argentina e, ainda em 1949, estabeleceu-se em São Paulo.

Sua família o seguiu em 1950, quando Victor lançou a edição brasileira de “O Pato Donald”. Roberto concluiu o segundo grau em São Paulo e logo voltou aos EUA. Entrou em física nuclear no Texas, mas se arrependeu e se transferiu para a Universidade da Pensilvânia, onde se formou em economia pela Wharton Business School em 1957, especializando-se em jornalismo com um estágio na revista a editora Time Inc, que controlava as revistas Time, Life e Sports Illustrated.

Retornou ao Brasil em 1958 para trabalhar na editora do pai. Em 1966 Roberto lançou a revista Realidade, inspirada na revista Life. Um ano depois criou Exame, inspirada na Fortune. Em 1968 lançou Veja e em 1975 criou a Playboy brasileira.

“Gosto de ser editor e o que eu sei fazer é revista”, dizia Roberto Civita. Mesmo depois de 1990, quando a morte de Victor Civita o levou a assumir o comando da Abril e chefiar o processo de diversificação do grupo fundado pelo pai, ele nunca se afastou da atividade que o seduziu definitivamente na década de 1960.

Vida empresarial

Civita acumulava os cargos de presidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril, e presidente do conselho da Abril Educação. Mas, desde a sua internação, em março, estava afastado de todas as suas atividades no grupo, que foram assumidas interinamente pelo seu filho Giancarlo Civita, presidente executivo do Grupo Abril e vice-chairman da Abrilpar.

Sob o comando de Roberto Civita, a Abril investiu em televisão e internet. Colocou no ar a TVA e a MTV, considerada o primeiro canal de TV segmentado do Brasil. Na internet, a primeira iniciativa foi com o BOL, Brasil Online, lançado em 1996, e mais tarde incorporado ao UOL.

Em 1999 foi lançado o Ajato, provedor de internet em banda larga. Hoje, a Abril Mídia Digital é a unidade do grupo responsável pelos novos negócios digitais da Abril.

Na área de educação, fazem parte do grupo as editoras Ática e Scipione, os sistemas de ensino Anglo, Ser, Maxi e GEO, o Siga (focado na preparação para concursos públicos), o Curso e o Colégio pH, o Grupo ETB (Escolas Técnicas do Brasil), a Escola Satélite, a rede de escolas de inglês Red Balloon e a Livemocha, ensino de idiomas. Criada em 2007 como um braço do Grupo Abril, a Abril Educação passou a atuar separadamente da Abril S.A. no início de 2010, por meio de uma reorganização societária.

* Com informações da revista Veja, portal G1, jornal Folha de S. Paulo, Agência Brasil e Agência Minas.