Desaparecidos políticos são tema de livro


28/12/2010


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Comissão de Anistia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado do Rio de Janeiro e os Deputados Alexandre Molon (PT-RJ) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ) lançaram na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj, o livro “Habeas corpus, que se apresente o corpo, a busca dos desaparecidos políticos no Brasil”.

 
O livro sistematiza e resume todas as informações que foi possível colher ao longo de décadas a respeito da possível localização dos restos mortais, muitas vezes com datas e dados contraditórios entre si. O mérito cabe inteiramente ao esforço heróico dos familiares das vítimas, ex-presos políticos e ativistas que resistiram a décadas de portas fechadas, descaso, omissões e ameaças e até mesmo morte, como foi o caso de Zuzu Angel, mãe de Stuart Angel. Trata-se de uma obra dedicada a todos os que não esmoreceram e lutam até hoje para cultuar seus mortos. .
 

DIV>O passo mais abrangente foi o envio ao Legislativo em maio de 2010 do projeto de lei que institui uma Comissão Nacional da Verdade para esclarecer as violações de direitos humanos ocorridas nos 21 anos de regime ditatorial. O reconhecimento da responsabilidade do Estado pelas violações de direitos humanos praticadas durante a ditadura já está consolidada.

 
A mesa de trabalhos foi composta por Paulo Vannuchi, Ministro Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Deputado Alexandre Molon (PT-RJ); Dira Paes, do Movimento de Humanos Direitos; Wadih Damous, Presidente da OAB-RJ; Paulo Abrão, Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça; Deputado Pedro Wilson (PT-GO); e Doutor Marco Antonio, representante da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos.
 
 
Durante o evento, foi inaugurada exposição fotográfica em homenagem ao Deputado Rubens Paiva, um dos muitos desaparecidos durante o regime militar.
I> 
* Alcyr Cavalcanti é Conselheiro da ABI.

Primeira Página

Publicidade

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012