Deputado federal Bolsonaro (PP-RJ) pergunta se jornalista “merece ser estuprada”


22/12/2014


Deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ)

Deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ)

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP – RJ) voltou a proferir as mesmas palavras direcionadas à colega de casa no último dia 9 de dezembro, quando disse a deputada federal Maria do Rosário (PT – RS) que não a estupraria por que ela não merecia. Dessa vez as palavras foram dirigidas a uma repórter da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Bolsonaro teria sido abordado pela jornalista, após ter feito um discurso na semana passada. A repórter perguntou ao deputado se ele não achou que pegou pesado com Maria do Rosário. O parlamentar então respondeu que a colega de Casa “recebeu o catraio que ela mereceu naquele momento”.

A jornalista então faz a seguinte pergunta a Bolsonaro “Você acha que alguém merecia isso?”. O deputado então respondeu “Não, inclusive… você merece ser estuprada?” e nervoso exigiu uma resposta da jornalista.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro condenou a postura do deputado. “Às vésperas dos 20 anos da Conferência Mundial sobre os Direitos Mulher e no mês de aniversário dos 66 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é inadmissível que um representante do parlamento, em hipótese alguma, estimule práticas de violação de direitos.”

A entidade pretende encaminhar o áudio e a transcrição da entrevista para a Comissão de Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), além da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e para a Comissão de Ética do Congresso Nacional. Esta última já abriu processo contra Bolsonaro por quebra de decoro parlamentar.

* Com informações do Portal Imprensa e do Diário da Manhã