3 de dezembro de 2022


Declama na ABI
na quinta-feira 25/10


24/10/2018


O evento é uma iniciativa do conselheiro e jornalista Carlos Rocha e a do Diretor de Cultura e Lazer  da entidade, jornalista  Jesus Chediak.

O livro

Em “Sua Eminência”, o autor conta uma história em que a igreja católica, tendo adotado a pregação socialista da teologia da libertação para se aproximar das necessidades do povo, sofre um revés com o advento da revolução capitalista de 1964, perdendo adeptos para as igrejas evangélicas.

Ela tenta reverter o quadro criando os encontros de casais, quando pregaria diretamente para os casais, o núcleo da sociedade. Ocorre que os clérigos perderam a liderança do processo para os leigos, que imprimiam a pauta que melhor lhes interessava.

Para retomar as rédeas do processo e uniformizar todos os encontros, indicaram um padre e uma freira que se passassem como um casal para fazer relatórios aos dirigentes do clero. Só não contavam que eles poderiam se apaixonar.

O escritor Elzio Luz Leal

O escritor Elzio Luz Leal participa de vários movimentos culturais na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil e no exterior: APALA – Academia Pan Americana de Letras e Artes onde é diretor; ABLAP – Academia Brasileira de Letras e Artes pela Paz, onde também é diretor; Divine Académie Francaise des Arts Lettres et Culture – Ambassadeur CAPPAZ – Confraria de Poetas e Artistas pela PazCentro de Literatura do Forte Copacabana, Centro de Literatura Museu, Conde de Linhares, Centro de Literatura do Monumento aos Pracinhas.

Recebeu diversos diplomas e comendas pelos trabalhos realizados.Tem dois livros de poesias publicados: Eu poeta 2008 e Intimidades, este último traduzido para o inglês e publicado nos EEUU pela American Star Books.

Além de Tentação, publicado pela Chiado Editora, de Portugal, que trata da abolição da escravatura como tema de fundo para uma linda história de amor entre um branco e uma negra, ele tem escrito, e em fase de revisão, mais dois livros sobre o tema: A Aldeia, uma saga feminina que tem como cenário a África no século XVIII; O Império, um romance que narra a formação de um verdadeiro império econômico, baseado na exploração da mão de obra escrava, nos tempos atuais. Tentação, A Aldeia e O Império fazem parte de uma trilogia, que estuda em forma de romance, o tema escravidão. Sua Eminência, uma história dos percalços passados pela Igreja Católica do Brasil, que defendia e praticava a Teologia da Libertação, e com a vinda do golpe militar de 1964, sofreu um verdadeiro revés, tendo que se adaptar à nova realidade. Elzio tem feito palestras sobre o tema escravidão nas Academias de Artes e Letras onde atua.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012