Chapa única concorre
à eleição na Fenaj


06/06/2019


A próxima Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os novos membros da Comissão Nacional de Ética dos jornalistas (CNE) serão eleitos em votação direta nos dias 16, 17 e 18 de julho. A chapa única, denominada Audálio Dantas – Fenaj em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia, é encabeçada pela atual presidenta, Maria José Braga, de Goiás, e tem como vice-presidente Paulo Zocchi, de São Paulo. A presidenta do Sindicado dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Alessandra Mello, ocupará a Primeira Secretaria. O mandato é de três anos.

A chapa de unidade foi formada depois de sete eleições com disputa e apoia os cinco candidatos concorrentes à CNE. Os demais cargos da Diretoria – distribuídos entre executiva, vices-regionais e departamentos – são ocupados por jornalistas de todas as regiões do país e da maioria dos estados.

A unidade entre os grupos com atuação no movimento sindical dos jornalistas é fruto de vários debates que identificaram convergências, principalmente em razão da conjuntura nacional (de retrocessos políticos, socioeconômicos e culturais) e dos ataques à classe trabalhadora e as suas organizações sindicais.

Considerada um avanço importante para a resistência e o enfrentamento à retirada de direitos sociais e trabalhistas, às constantes ameaças às liberdades de expressão e de imprensa e ao estado democrático de direito, a unidade vai fortalecer a Fenaj e suas lutas em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia.

A chapa foi registrada dentro do prazo estabelecido no calendário eleitoral, assim como as candidaturas à CNE. Não houve pedido de impugnação de nenhuma candidatura e, no dia 22 de maio, a Comissão Eleitoral declarou a chapa oficialmente inscrita, autorizando o início da campanha.

A Fenaj é a única federação sindical a realizar eleição direta para escolher sua Diretoria e a Comissão Nacional de Ética. A eleição, além de expressar a democracia participativa, na qual cada jornalista sindicalizado pode dar o seu voto, é também momento de debate nacional sobre a realidade da categoria e sobre as lutas que a entidade de representação nacional deve priorizar.

A seguir a chapa completa.

Chapa “Audálio Dantas – Fenaj em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia”

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidência: Maria José Braga (GO)

Primeira Vice-Presidência: Paulo Zocchi (SP)

Segunda Vice-Presidência: Samira de Castro (CE)

Secretaria Geral: Beth Costa (RJ)

Primeira Secretaria: Alessandra Mello (MG)

Primeira Tesouraria: Antônio Paulo (AM)

Segunda Tesouraria: Valci Zuculoto (SC)

Suplentes: Paula Padilha (PR), Valdice Gomes (AL)

VICE-PRESIDÊNCIAS REGIONAIS

Norte I: Wilson Reis (AM)

Norte II: Denyse Quintas (AP)

Nordeste I: Lúcia Figueiredo (PB)

Nordeste II: Edmilson Brito (SE)

Centro-Oeste: Gésio Passos (DF)

Sudeste: Márcia Quintanilha (SP)

Sul: José Nunes (RS)

DEPARTAMENTOS

CULTURA E EVENTOS: Luiz Carlos de Oliveira (PI), Márcio Garoni (SP), Marjorie Moura (BA)

EDUCAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL: Adriana Cruz (RR), Cármen Pereira (RJ), Elias Serejo (PA)

MOBILIZAÇÃO DOS JORNALISTAS DE PRODUÇÃO E IMAGEM: Evilázio Bezerra (CE), Luiz Spada (GO), Víctor de Farias (AC)

MOBILIZAÇÃO EM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Douglas Dantas (ES), Leonor Costa (DF), Rose Dayanne (TO)

MOBILIZAÇÃO, NEGOCIAÇÃO SALARIAL E DIREITOAUTORAL: Gustavo Vidal (PR), Márcio Leal (RJ), Rafael Mesquita (CE)

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: Guto Camargo (SP), Paulo Sousa (SE), Sérgio Murilo (SC), RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Ayoub Hanna Ayoub (Londrina, PR), Celso Schröder (RS), Suzana Tatagiba (ES)

SAÚDE, PREVIDÊNCIA E SEGURANÇA: Ana Paula Costa (RN), Felipe Gillet (PA), Norian Segatto (SP)

CONSELHO FISCAL: Luíla de Paula (AL), Marcelo Freire (RO), Milton Simas (RS)

COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA: Antônio Pinheiro Sales (GO), Cláudia de Abreu (RJ), Kardé Mourão (BA), Osnaldo Moraes (PE), Salomão de Castro (CE)

Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Município de São Paulo

“Os artigos do site não refletem, necessariamente, a opinião da Diretoria da ABI”