“De Barcelona ao Rio: O mito das Olimpíadas como desenvolvimento social”


12/08/2014


As Olimpíadas são vendidas não apenas como um megaevento esportivo, mas como uma chance de revitalizar e desenvolver a cidade-sede. Porém, o marketing olímpico esconde quem são os atingidos e os beneficiados por essas transformações. O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro convida para o debate, nesta quinta-feira, dia 14, no qual esse modelo de desenvolvimento, que teve como marco as Olimpíadas de Barcelona, em 1992, será analisado.

O encontro contará com a presença dos seguintes convidados:

Miquel Fernández González, Pesquisador do Observatori d’Antropologia del Conflicte Urbà, da Universidade de Barcelona. Estudou os impactos da realização das Olimpíadas em 1992, contribuindo para questionar uma das maiores experiências de destruição de tecido urbano consolidado na Europa e a exportação do chamado “Modelo Barcelona”.

Inalva Mendes Brito, moradora e membro da associação de Moradores da Vila Autódromo, comunidade da Zona Oeste do Rio que luta contra a remoção causada pelos preparativos das Olimpíadas de 2016. 

Fernanda Sánchez, Professora Doutora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordena o Grupo de Pesquisa Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano – Autora do livro “A Reinvenção das Cidades para o Mercado Mundial”, realiza pesquisas sobre a reestruturação das cidades, cultura e o “city marketing” relacionado aos megaeventos esportivos.

A mesa também será composta por um membro convidado do Comitê Popular Contra o Estado de Exceção, e pelo secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, o conselheiro Daniel Mazola.

A mediação do encontro será de Leticia de Luna, do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas.
O Dossiê “Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro 2014” também será apresentado no debate. Haverá também a distribuição de alguns volumes durante a noite.

INFORMAÇÕES

De Barcelona ao Rio: O mito das Olimpíadas como desenvolvimento social
Quinta-feira, dia 14, às 18 horas
Local: Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Rua Araújo Porto Alegre 71, 7º andar, Centro do Rio de Janeiro