Correspondente da Al-Jazeera ministra palestra sobre Jornalismo em Zonas de Conflito


15/10/2013


JornZonaConflito_AulaAberta2013

O Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense – UFF realiza na próxima quarta-feira, 16 de outubro, uma aula aberta sobre Jornalismo em Zonas de Conflito. Com palestras das jornalistas Salwa AbdelTawab (TV Al Jazeera) e Vania Alves (Médicos Sem Fronteiras) e da enfermeira Danielle Borges (Médicos Sem Fronteiras), o evento acontece às 16h, no auditório da Sala Interartes no IACS, na Rua Prof. Lara Vilela, 126 – Ingá/São Domingos, em Niterói.

As convidadas vão debater a cobertura da mídia em áreas conflagradas e de crises humanitárias, oferecendo suas experiências pessoais e institucionais sobre o tema. A mediação é dos professores Carla Felix e Pedro Aguiar.

A aula, com entrada livre, vai disponibilizar tradução simultânea. Veja abaixo o perfil das palestrantes.

SALWA ABDELTAWAB é egípcia, jornalista profissional, formada em Comunicação na Universidade Ain Shams, no Cairo, e pós-graduada Jornalismo em Sociedades Multiculturais pela Universidade de Cardiff (País de Gales). Trabalhou para a rede de jornais Al-Ahram, a maior do Egito, para o jornal Al-Misri Al-Youm (“O Egito Hoje”) e para a emissora ESC (Egyptian Satellite Channels), além de fazer frilas para Al-Hayat, IslamOnline.net e Democracy Magazine, entre outros. Foi editora e apresentadora da rede russa RT (Russia Today), em Moscou, e, desde abril, é produtora da TV Al Jazeera em Doha, no Catar. Atualmente, trabalha na versão em árabe do programa The Listening Post, sobre cobertura internacional e de conflitos.*

DANIELLE BORGES é enfermeira e trabalha com os Médicos Sem Fronteiras (MSF) desde 2011. Na Índia, trabalhou em uma clínica móvel levando cuidados de saúde a populações remotas e, em um campo de deslocados internos no sul do país, atendeu pessoas com tuberculose. Danielle também atuou por duas vezes na República Democrática do Congo, na África, durante em uma epidemia de Ebola e outra de sarampo.

VÂNIA ALVES é jornalista, assessora de imprensa de Médicos Sem Fronteiras (MSF) desde 2010. É responsável pelo relacionamento dos MSF-Brasil com jornalistas brasileiros, o que inclui a cobertura jornalística das crises humanitárias com as quais a organização internacional atua em diferentes países. Esteve na Bolívia e em Moçambique. Vânia começou a carreira em jornais do interior de São Paulo e foi repórter da Gazeta Mercantil. Há mais de dez anos, dedica-se ao terceiro setor, tendo trabalhado no Greenpeace e no Instituto Akatu, entre outras organizações.