CPJ denuncia exílio de jornalistas


20/06/2011


O relatório anual do Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ) divulgado nesta segunda-feira dia 20, em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado, informa que 70 jornalistas foram exilados nos últimos 12 meses em razão de sua atuação profissional. Em 2010, 85 jornalistas foram exilados.
 
A pesquisa considerou jornalistas que deixaram seus países de origem por motivos profissionais e estão exilados há mais de três meses. Do total, 82% sairam dos países em razão das ameaças de prisão. Violência, assédio físico e moral e constantes ameaças também motivaram o exílio. O relatório não leva em consideração o deslocamento de jornalistas por razões financeiras, violência generalizada ou por mudança de ocupação profissional.
 
Irã e Cuba lideram a lista de países com maior número de jornalistas exilados. Segundo o CPJ, em cada um deles foram exilados 18 profissionais nos últimos 12 meses. O Irã lidera o ranking do CPJ pelo segundo ano consecutivo.
 
Desde 2001, quando o CPJ iniciou este estudo, 649 jornalistas foram exilados, sendo metade deles oriundos da Etiópia, Somália, Iraque e Zimbábue.
*Com Portal Imprensa e CPJ.