Correspondentes Estrangeiros no Brasil pedem punição dos envolvidos no assassinato de Dom e Bruno


16/06/2022


A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) e a Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE) lamentam profundamente o desfecho trágico do episódio envolvendo o desaparecimento do Correspondente Britânico Dom Phillips e do Indigenista Bruno Araújo Pereira.

Toda a comunidade de Correspondentes Estrangeiros no Brasil se encontra em choque e consternada. Embora ainda estejamos aguardando as confirmações definitivas, essa é uma matéria que nunca gostaríamos de escrever. Dom foi da diretoria da ACIE por 4 anos e era amigo pessoal de muitos de nossos associados. Bruno era uma referência para qualquer jornalista internacional que fosse a trabalho para a região do Vale do Javari, no Estado do Amazonas. Os dois eram profissionais muito experientes, competentes e com uma paixão em comum: a floresta amazônica e a defesa dos povos indígenas.

Nosso sentimento, respeito e nossa mais profunda solidariedade vai, neste momento, para as esposas do Dom, Alessandra Sampaio, a esposa do Bruno, Beatriz Matos, e suas famílias.

Os Correspondentes Estrangeiros no Brasil se encontram muito apreensivos e cobram providências urgentes das autoridades competentes. Pedimos, com muita veemência, que a justiça seja feita.

Também expressamos nossa indignação diante do crescente aumento da violência contra jornalistas em todas as regiões do Brasil. A liberdade de expressão e de imprensa são garantias constitucionais e devem ser respeitadas no país.

O Relatório da Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2021, publicado desde 1999 pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) registrou, no ano passado, um total de 430 casos de agressões a jornalistas em todo o território nacional.

Enquanto isso, de acordo com relatório da organização Global Witness, o Brasil é o quarto país que mais mata ativistas ambientais no mundo, sendo que a maioria dos assassinatos está concentrada na região Norte.

Diante desses dados preocupantes, com nossos corações muito tristes e com muito pesar com a violência inominável sofrida por Dom e Bruno, pedimos que todos os envolvidos nesse crime bárbaro e hediondo sejam punidos exemplarmente!

Edmar Figueiredo,  Presidente da ACIE

Carlo Cauti,  Presidente da ACE

 

Esta foto, dos arquivos da ACIE, é agora uma relíquia da entidade, que completa 60 anos em Setembro: o Dom Phillips numa reunião da diretoria da ACIE num restaurante da Cobal do Humaitá, no dia 17 de Dezembro de 2015. O Dom é o de camiseta verde ao fundo