Jornalistas são
detidos no Louvre
de Abu Dhabi


14/11/2017


Museu Louvre de Abu Dhabi (imagem: Reprodução)

Dois jornalistas suíços foram detidos por mais de 50 horas por autoridades árabes nesta quinta-feira, como informou o “The art newspaper”. O repórter Serge Enderlin e o câmera Jon Bjorgvinsson estavam em Abu Dhabi, onde, neste sábado, aconteceu a inauguração da nova franquia do museu do Louvre.

Segundo a emissora suíça RTS, os profissionais foram detidos enquanto fotografavam um mercado a céu aberto nos Emirados Árabes. Enderlin contou à emissora local, Al Jazeera, que eles foram questionados sobre a cobertura que faziam, focada nos funcionários imigrantes que trabalharam na obra do museu.

Enderlin e Bjorgvinsson contaram que foram vendados e transportados em veículos diferentes. O material de trabalho dos jornalistas, incluindo câmeras, computadores e cartões de memória, foram apreendidos. Eles foram interrogados por pelo menos dez horas. “Eles nos separaram, pegaram nossos telefones e relógios, ficamos totalmente isolados”, declarou Bjorgvinsson a RTS. “Eles não nos feriram, mas os interrogatórios duraram muito tempo.”

Enderlin ainda afirmou que eles foram “chantageados”. Os dois suíços precisaram assinar um documento para serem liberados. No entanto, ele estava escrito em árabe. “As autoridades também estavam bastante interessadas em uma reportagem que fizemos no Catar entre 2002 e 2003”, disse o repórter.

A dupla foi liberada na noite de sábado e foi autorizada a retornar a Zurique. O material dos jornalistas, entretanto, continua detido pelas autoridades locais. O diretor geral da RTS, Pascal Crittin, condenou a atitude e declarou que houve violação da liberdade de imprensa.

Informações: O Globo