Âncora da NBC é demitido por assédio sexual


29/11/2017


O jornalista Matt Lauer

A rede de televisão norte-americana NBC News demitiu nesta quarta-feira (29) Matt Lauer, âncora do programa Today, por “comportamento sexual inapropriado no ambiente de trabalho”.

Lauer, de 59 anos, comandou o programa por duas décadas. O anúncio do desligamento foi feito ao público durante o programa pelas também apresentadoras Savannah Guthrie and Hoda Kotb nesta manhã.

Em comunicado enviado aos funcionários e lido no ar por Guthrie, o presidente da NBC News, Andrew Lack, disse que o apresentador foi denunciado na noite de segunda-feira por uma colega e que, após séria análise, o relato representou uma “clara violação” aos padrões da companhia.

Segundo Lack, esta teria sido a primeira denúncia feita contra Lauer desde que ele começou a apresentar o programa, em 1997, mas haveria “razões para acreditar” que não tenha sido um incidente isolado.

“Nossa maior prioridade é criar um ambiente de trabalho onde todos se sintam seguros e protegidos, e garantir que qualquer ação que vá contra nossos principais valores gerem consequências, não importa quem seja o agressor”, disse o presidente do grupo na mensagem.

Savannah Guthrie começou o programa dizendo que esta era uma “triste manhã” na emissora e que todos estão “devastados e ainda processando” o ocorrido, sem dar mais detalhes.

“Digo pra vocês que neste momento não sabemos mais do que eu acabei de compartilhar, mas nós vamos cobrir essa história como repórteres, como jornalistas. Tenho certeza que nós vamos ter mais detalhes nas próximas horas e nos dias a seguir. E prometemos que nós iremos compartilhar com vocês”, disse.

“Estou de coração partido por Matt, ele é um amigo muito querido e meu parceiro, e é amado por muitas e muitas pessoas aqui. E estou de coração partido pela brava colega que trouxe à tona sua história e a todas as outras mulheres que têm suas próprias histórias para contar”, emendou.