Conselho da ABI define Comissão Eleitoral


02/02/2021


Na primeira reunião ordinária deste ano do Conselho Deliberativo da ABI, realizada por meio virtual na segunda-feira, 25 – já com a participação dos novos conselheiros eleitos em final do ano passado -, foi definida a Comissão Eleitoral que ficará responsável pela organização do próximo pleito, em abril, que elegerá mais 30 novos conselheiros ( 15 efetivos e 15 suplentes).

Presidida pelo diretor da ABI Antero Luiz Martins Cunha, a Comissão Eleitoral será integrada também pelos conselheiros Moysés Corrêa e Geraldo Mainenti.

Durante a reunião, foi aprovada ainda, por unanimidade, o ingresso da conselheira Regina Pimenta, de São Paulo, para compor a Comissão de Sindicância da ABI.

Foram confirmados em suas funções os atuais membros da Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, que ganhou mais um integrante , a conselheira da ABI Beth Costa.

Além disso, foi decidida a postergação da criação da futura Comissão Ética dos Meios de Comunicação . O tema voltará à pauta após as eleições dos novos componentes do Conselho Deliberativo, em abril.

O encontro, presidido por Fichel Davit Chargel, e secretariado por Vitor Iorio, apresentou relatório de atividades do presidente da ABI, Paulo Jeronimo Sousa , e deu informes sobre os trabalhos da Comissão de Reforma do Estatuto da ABI, que deverá apresentar em breve minuta com suas propostas. “O trabalho está pronto. A minuta está pronta; será distribuída na próxima reunião do Conselho , em 23 de fevereiro, para ser discutida em reunião extraordinária , em 15 de março, que poderá ser seguida de outras reuniões, caso necessário, antes da aprovação do documento”, disse Vitor Iorio, presidente da Comissão.

Segundo ele, a minuta será “exaustivamente discutida antes de ser aprovada pelo Conselho Deliberativo , e com indicativo de ser submetida à Assembleia Geral para aprovação”.

A “grave situação financeira” da ABI, conforme definiu o diretor financeiro, Marcus Miranda, e alternativas de arrecadação de recursos para a Casa foram mais uma vez temas em pauta.

Miranda informou que a atual campanha de doações à ABI – “ necessária mas não suficiente” – arrecadou até o momento R$ 43 mil.