Comédia faz crítica à imprensa marrom


03/10/2008


“A primeira página” (“The front page”), de Billy Wilder, é a terceira versão cinematográfica da peça de Ben Hecht e Charles MacArthur e conta a história de Hildy Johnson (Jack Lemmon), principal repórter de um jornal de Chicago, que, cansado do estresse da profissão, decide deixar o emprego e se casar com Peggy Grant (Susan Sarandon).

O dia do casamento, porém, é a véspera da execução de Earl Williams (Austin Pendleton), acusado de homicídio, que foge da prisão. E o ardiloso editor de Hildy, Walter Burns (Walter Matthau), tenta impedir a cerimônia para que o repórter cubra o acontecimento.

Neste longa, o austríaco Billy Wilder volta a trabalhar com temas vinculados à imprensa sensacionalista e aos valores morais e éticos no jornalismo, já abordado em “A Montanha dos Sete Abutres”, de 1951. Foi o diretor também quem inaugurou em 1966, em “Uma loura por um milhão”, a parceria Lemmon/Mattau, que durou 22 anos.

“A primeira página” venceu o prêmio David di Donatello — considerado o Oscar italiano, concedido pela Academia Italiana de Cinema — nas categorias melhor diretor estrangeiro e melhor ator estrangeiro (Jack Lemmon e Walter Matthau). Recebeu ainda três indicações ao Globo de Ouro: melhor filme (na categoria comédia ou musical) e melhor ator para os dois protagonistas masculinos.


Química

A atuação da dupla é um dos grandes trunfos do filme, na opinião do jornalista Paulo de Almeida, presente à sessão do Cine ABI:
— Eles exibem uma química impecável, protagonizando cenas cheias de humor. Contudo, a narrativa complexa do filme, pontuada por tramas paralelas, revela um retrato negativo da imprensa.

O personagem vivido por Matthau sintetiza a falta de compromisso ético no jornalismo, ressalta Paulo Almeida:
— O editor é capaz de tudo para reter o repórter na redação. Ele mente, engana e ameaça para garantir um furo. Ainda assim, culmina lecionando a cadeira de Ética em uma universidade.

Paulo destaca a importância do diretor no debate sobre o papel da imprensa na sociedade:
— No filme “A Montanha dos Sete Abutres”, Wilder confere tratamento impiedoso à imprensa marrom e faz uso de enorme carga dramática. Em “A primeira página”, consegue transmitir a mesma mensagem e, em tom de comédia, mostra o jogo de interesses privados e corporativos em detrimento da responsabilidade social.