Começa congresso internacional de jornalismo


23/06/2016


logo2013

Começou hoje, quinta-feira (23) o 11° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) , em São Paulo. São três dias de evento, que vai até sábado (25). O evento conta com cerca de 70 palestras, painéis e cursos práticos destinados a jornalistas e estudantes, com técnicas e histórias sobre os bastidores de grandes reportagens.

Entre as presenças confirmadas estão as do jornalista Caco Barcellos, da TV Globo, de Marina Walker Guevara, vice-diretora do ICIJ que coordenou a cobertura dos Panama Papers, Paul Myers, especialista em pesquisa na internet e consultor da BBC baseado na Inglaterra e Maria Teresa Ronderos, jornalista colombiana à frente do Programa de Jornalismo Independente da Open Society Foundation.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia participará do painel “Liberdade de Imprensa e Expressão no Judiciário”, entrevistada pela jornalista Miriam Leitão sobre a tensão entre as liberdades de imprensa e expressão e as decisões do Judiciário.

Bob Garfield, que há 15 anos comanda o programa On The Media na WNYC (filial da NPR, rádio pública dos Estados Unidos, em Nova York) encerra o evento com palestra sobre “O que vem depois da crise da imprensa?”

Os jornalistas homenageados desta edição são a repórter Elvira Lobato e o jornalista Alberto Dines, pelo conjunto da obra jornalística. Dines também recebe o Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo pelo trabalho à frente do Observatório da Imprensa, onde está há 20 anos.

Desde a primeira edição do Congresso, em 2005, a Abraji homenageou José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Lúcio Flávio Pinto, Paulo Totti, Dorrit Harazim, Rosental Calmon Alves, Jânio de Freitas, Marcos Sá Corrêa, Tim Lopes, Elio Gaspari e Clóvis Rossi.

Já o Prêmio Abraji foi criado em 2014 para destacar pessoas e instituições cujo trabalho presta auxílio relevante ao jornalismo brasileiro. Ele já foi entregue ao economista Gil Castelo Branco, pelo trabalho à frente da Associação Contas Abertas e, em 2015, ao então diretor-executivo da Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo.