Colaboradores e visitantes ilustres


07/05/2008


 Ruth Rocha

O Museu da Língua Portuguesa já é referência mundial e conta com uma série de colaboradores de renome, entre os quais se destacam o arquiteto Pedro Mendes da Rocha, o curador Fábio Magalhães, a escritora Ruth Rocha e os professores Ataliba Teixeira de Castilho e Otaviano de Fiore.

Várias personalidades já visitaram o museu e continuam conferindo suas exposições. Entre as figuras ilustres que passaram por lá estão José Sócratres, Primeiro-ministro de Portugal; Cavaco Silva, Presidente de Portugal; Mário Soares, ex-Presidente de Portugal; Gilberto Gil, Ministro da Cultura; as atrizes Nicette Bruno e Camila Pitanga; os escritores Mario Vargas Llosa, Maurício de Souza, Ziraldo e Arnaldo

     Fábio Magalhães

Jabor; a socióloga e ex-Primeira-dama do Brasil Ruth Cardoso; o bibliófilo e acadêmico José Mindlin; e o diretor teatral José Celso Martinez Correia.

Antonio Carlos Sartini, porém, ressalta:
— Ainda que sejam honrosas todas estas visitas, as que mais nos alegram são as de centenas de crianças e adolescentes que semanalmente participam de nossas visitas monitoradas, a maioria estudantes de escolas públicas. A minha maior alegria é ver o entusiasmo deles diante de nosso idioma e saber que os jovens, ao saírem do Museu, se sentem atraídos por nossa rica literatura, fato comprovado não só por pesquisas, mas também por emocionantes relatos de professores que aqui trouxeram seus alunos.