19/12/2019
Desde que assumiu, em junho deste ano, a nova diretoria da ABI busca alternativas para equacionar a grave crise financeira da entidade. Mais um importante passo foi dado nessa direção, com o apoio firme dos associados: 53 sócios da ABI pagaram antecipadamente a anuidade de 2020; outros quitaram, ainda no início de dezembro, o pagamento integral das mensalidades de 2019. Com a iniciativa, foram arrecadados R$ 23.850,00. Os recursos foram inteiramente utilizados para o pagamento de metade do 13° salário dos 31 funcionários da Casa, realizado nos dias 12 e 13 deste mês. Sem esse esforço, o pagamento desta primeira parcela estaria comprometido.
“Agradeço o empenho dos sócios que puderam antecipar os pagamentos de 2020, e daqueles que buscam colocar suas mensalidades em dia, beneficiando-se da anistia concedida pela atual administração, e permitindo, assim, maior concentração de receitas”, disse o presidente da ABI, Paulo Jerônimo, na luta também pela adesão de novos sócios à Casa do Jornalista. A folha de pagamento dos empregados é prioridade absoluta da nova ABI.
Várias e diferentes providências vêm sendo adotadas para geração de capital de giro, capaz de honrar compromissos financeiros prementes. Nos últimos dois meses foi reforçada a campanha de descontos para associados quitarem , de uma só vez, os 12 meses de 2020, o que poderá ser feito mediante pagamento de R$ 400,00.
Nessa mesma direção, a diretoria da ABI já havia determinado anistia e redução de valores de mensalidades em atraso.
A criatividade artística e cultural também caminha na direção de atrair recursos para a ABI. No início de novembro passado foi realizado no Circo Voador, no Rio, o show “A Música Estende a Mão à ABI”, onde mais de 30 artistas se apresentaram de graça em prol da ABI. Tanto os músicos, como o Circo Voador abriram 4mão das receitas de bilheteria.
“Desejo aos colegas jornalistas, aos funcionários da Casa e familiares um feliz Natal e próspero Ano Novo”, saudou Paulo Jerônimo, acreditando que o número de novos associados à ABI aumentará significativamente em 2020, reforçando a luta em defesa da liberdade de imprensa e da democracia. Somente no segundo semestre de 2019, a ABI contabilizou 29 novos associados efetivos .