Clube de Engenharia propõe campanha à ABI


26/06/2008


                                                                                             Fernando Alvim

Heloi Moreira e Bernardo Griner entregam a placa ao Presidente da ABI

O Presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, Heloi Moreira, propôs à ABI, nesta quinta-feira, dia 26, o lançamento da campanha “O pré-sal é nosso”, para defender que as reservas de petróleo descobertas em águas submarinas, a uma profundidade de dois a sete quilômetros, sejam objeto de exploração pelo Brasil, por meio da Petrobras, sem concessão a empresas e interesses estrangeiros. A sugestão foi feita na sede do Clube de Engenharia, no Centro do Rio, durante almoço realizado em homenagem ao centenário da ABI e à Associação dos Antigos Alunos da Politécnica, a mais antiga agremiação de ex-alunos da UFRJ, conhecida como A3P.

À mesa estiveram o Presidente Heloi Moreira, o Vice-Presidente Carlos Heitor Faria, o ex-Presidente do Clube de Engenharia e ex-Deputado Raimundo de Oliveira, o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ), Agostinho Guerreiro, os Diretores da ABI Maurício Azêdo (Presidente), Estanislau Alves de Oliveira, Paulo Jerônimo de Souza e Pery Cotta, e o Primeiro Vice-Presidente da A3P, Leo Fabiano. O mestre de cerimônias da sessão foi o engenheiro Bernardo Griner, um dos mais antigos e influentes membros do Conselho Diretor do Clube de Engenharia. 

Ao agradecer a homenagem, o Presidente da ABI declarou:
— A Casa fica desvanecida com essa manifestação, porque o Clube de Engenharia é reconhecidamente um dos mais importantes institutos técnicos e culturais do País, que honra o legado de eminentes engenheiros, como Paulo de Frontim, que foi um dos restauradores do Rio de Janeiro, no princípio do século passado, ao lado de Pereira Passos.

Maurício Azêdo lembrou também que entre os dirigentes da ABI figurou Líbero Osvaldo de Miranda, que era Vice-Presidente e se tornou Presidente com o inesperado falecimento de Danton Jobim, em 1978. Desafortunadamente, Líbero faleceu menos de dez dias depois de assumir a Presidência. Foram mencionadas ainda figuras excepcionais do Clube de Engenharia, que contribuíram para a definição de uma política de defesa permanente da engenharia nacional, como Maurício Joppert da Silva, que presidiu a instituição no fim dos anos 50.

A igualmente permanente defesa que a ABI faz das liberdades públicas, em especial à liberdade de imprensa, e sua participação ativa na luta pela anistia ampla e irrestrita e pela convocação da Assembléia Nacional Constituinte nos anos de 1987 e 1988, foram também lembradas por Maurício Azêdo, bem como o movimento pela restauração da ética na Presidência da República, com a decretação do impeachment de Fernando Collor de Mello, aprovado pela Câmara dos Deputados, com base na petição que teve como primeiro signatário Barbosa Lima Sobrinho, Presidente da ABI e patriarca da entidade.

A menção a Barbosa Lima Sobrinho foi saudada com aplausos pelas dezenas de engenheiros e arquitetos que participaram do ato. Em seguida, houve nova manifestação de aplausos ao jornalista, quando Heloi Moreira se referiu a ele em seu discurso em homenagem à ABI.

A ABI recebeu do Clube de Engenharia uma placa comemorativa pelo seu centésimo aniversário, com os seguintes dizeres:

O Clube de Engenharia, entidade centenária, vem saudar a ABI — Associação Brasileira de Imprensa, casa de Barbosa Lima Sobrinho, por seus cem anos de luta em defesa da liberdade de imprensa e da democracia. Nossas entidades estão sempre presentes, lado a lado, em defesa das grandes causas nacionais.

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2008

Heloi Moreira, Presidente do Clube de Engenharia” 

Pery Cotta, Estanislau, Pagê, Heitor Faria, Heloi Moreira, Maurício e Raimundo de Oliveira

  • A íntegra do discurso do Presidente do Clube de Engenharia