Polícia investiga agressão a jornalista em PE


15/10/2009


O delegado João Dantas, titular da Delegacia de Boa Vista, no Centro de Recife, abriu inquérito criminal para apurar a agressão sofrida pelo repórter Rafael Dias, do jornal Diário de Pernambuco. Os agressores jornalista são Luiz Vidal Filho e Ivo Vidal, filhos do Vereador Luiz Vidal, cujo falecimento ocorreu no sábado 26 de setembro.

O ato de violência contra o repórter — que levou um soco no rosto de Luiz Vidal Filho — foi cometido na segunda-feira, 28 de setembro, na recepção do jornal, quando Rafael Dias acabava de sair da redação. A causa da agressão foi uma matéria que o repórter escreveu sobre a morte do Vereador, que desagradou a família, divulgando que a causa mortis até então era um mistério até para os médicos que o assistiram, que inclusive levantaram a hipótese de que Luiz Vidal tinha sido vítima de uma encefalopatia espongiforme, infecção conhecida como “mal da vaca louca”.

Contrariados com a reportagem Luiz Vidal Filho e seu irmão Ivo Vidal foram a até a redação do Diário, onde passaram o dia todo na recepção tentando identificar o repórter:
— Eles fizeram várias ligações estranhas para o jornal. Quando eu saí da redação, passei pela recepção e um segurança me disse que duas pessoas me aguardavam. Voltei e me identifiquei. O Luiz Vidal se aproximou e me deu um murro no nariz, que me deixou sangrando. Eles ainda continuaram me fazendo ameaças.

Segundo Rafael Dias, Luiz Vidal Filho e Ivo Vidal foram ouvidos nesta terça-feira pelo delegado que investiga o caso e deram outra versão, dizendo que tinham sido ameaçados pelo repórter e por isso reagiram:
— Na delegacia, eles disseram que eu os teria ameaçado violentamente e passei a insultá-los. Falaram também que vão me processar por calúnia, porque eu os teria insultado chamando-os de “judeuzinhos”.

Enquanto aguarda o desdobramento do inquérito criminal, o repórter Rafael Dias disse que vai entrar na Justiça com duas ações contra os seus agressores. Uma na área cível, por danos morais e materiais; outra criminal, por denúncia caluniosa.