Câmara sedia evento sobre liberdade de imprensa


04/06/2009


A IV Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa será realizada no próximo dia 9, no Auditório da TV Câmara, na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. O evento é coordenado pela Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), e a Câmara dos Deputados. Jornalistas, políticos e autoridades vão discutir temas relacionados à liberdade de imprensa e expressão e ao dever de informar.

O encontro terá início às 9h, com a participação dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; da Câmara dos Deputados, Michel Temer; e da Associação Nacional dos Editores de Revista (Aner), Roberto Muylaert. O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto abrirá o primeiro painel cujo tema é “O regime constitucional da liberdade de imprensa”.

“O dever de informar” será discutido no segundo painel, que vai reunir o Deputado, jornalista e Conselheiro da ABI, Miro Teixeira; Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo; Ricardo Gandour, do Estado de S.Paulo; Miriam Leitão, da TV Globo; e Eurípedes Alcântara, da revista Veja.

Em seguida, o Presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero vai falar sobre “A liberdade de escolha como fator fundamental da liberdade de expressão”; e o Presidente da Talent Propaganda, Júlio Ribeiro, a respeito da importância da publicidade para a imprensa livre. A mesa-redonda contará com o Diretor-Geral da Editora Globo, Frederic Kachar; o Subchefe-executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência(Secom), Ottoni Fernandes Jr.; e a Presidente da ANJ, Judith Brito.

O encerramento está previsto para as 12h15, com palestra do Presidente da Aner, Roberto Muylaert.

Para Sidnei Basile, Vice-Presidente da Aner, a Conferência ganha um significado especial ao acontecer na Câmara dos Deputados:
—O trabalho da imprensa de informar e apurar às vezes acaba desaguando em coisas que precisam ser revistas no funcionamento do Congresso, o que é confundido com uma tentativa de boicotar o funcionamento do poder. Este encontro será uma oportunidade para esclarecer que o objetivo do jornalista não é ser chato, implicante ou ranzinza, mas sim manter o público informado, nosso direito e dever.

Veja a programação:

8h30 – Credenciamento

9h – Cerimônia de abertura

        Roberto Muylaert – Presidente (ANER)

        Gilmar Mendes – Presidente (Supremo Tribunal Federal)

        Michel Temer – Presidente (Câmara dos Deputados)

9h40 – 1º Painel – O regime constitucional da liberdade de imprensa

        Carlos Ayres Britto – Ministro (Supremo Tribunal Federal)

9h55 – 2º Painel – O dever de informar

        Abertura – Miro Teixeira – Deputado

        Fernando Rodrigues – Jornalista (Folha de S. Paulo)

        Ricardo Gandour – Jornalista (Estado de S.Paulo)

        Miriam Leitão – Jornalista (TV Globo)

        Eurípedes Alcântara – Jornalista (Editor da Veja)

10h45 – Debates

11h – Coffe Break

11h10 – 3º Painel – Liberdade de escolha como fator fundamental da liberdade de expressão

        Daniel Pimentel Slaviero – Presidente (ABERT)

        Júlio Ribeiro – Presidente (Talent Propaganda):

       &bbsp;                        A importância da publicidade para a imprensa livre

        Frederic Kachar – Diretor Geral (Editora Globo)

        Ottoni Fernandes Jr.- Subchefe-Executivo (SECOM)

        Judith Brito – Presidente (ANJ)

12h – Debates

12h15 – Encerramento pelo Presidente da ANER – Roberto Muylaert