C40: metas de redução do efeito estufa


20/06/2012


Prefeitos de 58 cidades do mundo se reuniram no Forte de Copacabana nesta terça-feira, 19, no evento C40 (Climate Leadership Group), paralelo à Rio+20. Liderados pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que preside o grupo, os prefeitos anunciaram o compromisso de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 1,3 bilhão de toneladas até 2030. O C40 pretende lançar uma rede de cooperação entre metrópoles para o tratamento do lixo sólido urbano. A meta está sendo aplaudida como uma das mais positivas decisões no âmbito da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.
 
As 58 cidades que fazem parte do C40 concentram mais de 320 milhões de pessoas, representam 21% do PIB mundial e são responsáveis por 14% das emissões de gases que aceleram o efeito estufa. 
 
Para alcançar os objetivos até 2030, as cidades pretendem trocar a iluminação pública por luzes LED, recertificar prédios públicos e escolas, substituir combustíveis fósseis por soluções mais limpas, como o biocombustível, no transporte público, utilizar fontes alternativas de energia, entre outras propostas.
 
O ex-presidente norte-americano Bill Clinton participou ao vivo da reunião do C40, via satélite, e destacou o engajamento dos Estados Unidos nos esforços para o desenvolvimento sustentável. 

“Os prefeitos controlam 75% dessas emissões e seus impactos. Existe um retorno de investimento enorme num futuro mais eficiente: mais empregos, economias mais fortes e mais qualidade de vida. Se as cidades conseguirem mostrar que é possível reduzir as emissões, melhorando a qualidade de vida e a saúde pública no processo, mais cidades e nações terão o desejo de se comprometer e agir. Há resultados práticos que estão melhorando a vida das pessoas e fortalecendo a economia, é esse caminho que devemos perseguir”, afirmou.

*Com Veja.com, Paneta Sustentável/Abril.