Autoridades da Turquia detém dois jornalistas


28/11/2016


Recep Tayyip Erdoğan. Foto: AFP

Recep Tayyip Erdoğan. Foto: AFP

As autoridades turcas prenderam dois repórteres que trabalham para organizações de comunicação estrangeiras no sudeste da Turquia. Os jornalistas foram levados sob custódia como parte da repressão geral do governo após ter sofrido uma tentativa de golpe em julho, que fracassou. A agência Associated Press destaca que não foram dados aos jornalistas motivos para detenção.

A BBC Turquia informa que o correspondente Hatice Kamer foi detido no sábado (26) na cidade de Sirvan enquanto cobria um recente colapso em uma mina de cobre que matou pelo menos 11 trabalhadores. O Voice of America relata que seu repórter freelance Khajijan Farqin foi detido no mesmo dia em Diyarbakir.

No início deste mês, o jornalista francês Olivier Bertrand, de 52 anos, foi detido na cidade de Gaziantep e posteriormente deportado. Dezenas de jornalistas foram detidos e centenas de meios de comunicação fechados como parte da repressão do governo após a tentativa de golpes.

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012