1 de julho de 2022


Bolsas de reportagem sobre uso de agrotóxicos no Brasil


16/02/2022


O Brasil está novamente no centro da controvérsia sobre o uso de agrotóxicos. A aprovação, pela Câmara dos Deputados, do PL dos Agrotóxicos (6299/2002), que, dentre outros pontos, tira do Ministério da Saúde, a Anvisa e o Ibama o controle de agrotóxicos no Brasil e concentra as decisões no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Um dos argumentos utilizados para a defesa do uso da substância é que sem os agrotóxicos não seria possível produzir em larga escala, gerando falta de alimentos e, consequentemente, fome na população. Argumento rechaçado por especialistas que mostram que práticas agroecológicas seriam capazes de aumentar a produtividade, sem necessidade de expansão das fronteiras agrícolas.

Para ampliar ainda mais o debate sobre o tema, a Agência de Comunicação Estratégica Alter Conteúdo Relevante em parceria com o portal de notícias #Colabora, e com apoio da Fundação Heinrich Böll, lançaram nesta terça-feira, 15/2, as inscrições para três bolsas de reportagem, no valor de R$ 10 mil cada, sobre o uso de agrotóxicos no Brasil.

As matérias devem abordar os impactos dos agrotóxicos na saúde humana, animal, contaminação de alimentos, solos e água, reflexos em questões raciais e de gênero, alternativas ao uso de agrotóxicos, políticas públicas e lobby para aprovação de novos agrotóxicos no país.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário até às 23h59 do dia 15/3: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccxdhnf_vOmR7l8dD8FYTDQbfbmLmM1PPZYA_6085uBHVinQ/viewform

Os selecionados serão anunciados até o dia 31/3 no site do #Colabora.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012