10 de agosto de 2022


GGN lança documentário sobre Sergio Moro


08/02/2021


GGN lança documentário Sergio Moro: a Construção de um Juiz acima da lei 

Será lançado nesta segunda-feira (8), às 21h, no Youtube, o documentário “SERGIO MORO: A CONSTRUÇÃO DE UM JUIZ ACIMA DA LEI”, um projeto de jornalismo independente realizado por Luis Nassif e a redação do GGN em parceria com o repórter Marcelo Auler. Os jornalistas participarão de uma live às 20h de segunda-feira, para discutir a obra com os inscritos da TV GGN (www.youtube.com/tvggn).

O documentário registra uma série de violações a direitos e garantias constitucionais que acompanharam Sergio Moro ao longo de sua trajetória na magistratura. Ao longo de 74 minutos, o vídeo expõe alguns dos métodos heterodoxos usados pelo ex-juiz, a partir do depoimento de personagens que acompanharam os casos escabrosos bem de perto.

A imparcialidade de Moro foi colocada em xeque e virou assunto de interesse público em função dos julgamentos do ex-presidente Lula, mas os excessos cometidos pelo ex-juiz não começaram na Lava Jato. Muito antes da operação que atingiu a Petrobras estourar na mídia, ministros de tribunais superiores tomaram conhecimento de que havia um “juiz investigador” em Curitiba desde os tempos de Banestado, mas pouco fizeram para barrar o comportamento transgressor de Moro.

Os questionamentos em torno da origem da Lava Jato, o papel da imprensa que usou o lavajatismo para derrubar um governo progressista, a postura inicialmente vacilante e o alinhamento em tribunais superiores são alguns dos pontos abordados no documentário, que se estende da formação de Moro até sua passagem pelo Ministério da Justiça a convite do extremista de direita Jair Bolsonaro.

O projeto conta com a participação de Alberto Toron (advogado criminalista), Celso Tres (procurador da República), Cezar Roberto Bitencourt (doutor em Direito Penal), Cristiano Zanin Martins (advogado do ex-presidente Lula), Fernando Augusto Fernandes (criminalista e autor do livro “Geopolítica da Intervenção – A verdadeira história da Lava Jato”), Geoffrey Robertson (advogado internacional de Direitos Humanos), Gerson Machado (delegado aposentado da Polícia Federal), Mário Magalhães (escritor e ex-ombudsman da Folha de S. Paulo) e Michel Saliba (criminalista). As entrevistas foram gravadas em novembro de 2020.

O documentário é fruto de uma campanha de financiamento coletivo que o GGN lançou no Catarse em meados de 2020. O material colhido ao longo de meses de apuração será publicado a partir deste mês em formato de texto nos sites do GGN e Blog do Marcelo Auler.

https://jornalggn.com.br/politica/ggn-lanca-em-8-2-o-documentario-sergio-moro-a-construcao-de-um-juiz-acima-da-lei/

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012