Biógrafo de Gustavo de Lacerda ingressa na ABI


02/12/2010


O jornalista e escritor Moacir Pereira é o mais novo sócio da ABI, para a qual ele traz a experiência como um dos mais destacados jornalistas de Santa Catarina, ex-Presidente da Associação Catarinense de Imprensa(ACI). É também biógrafo do fundador da ABI, Gustavo de Lacerda.
 
Além de Moacir Pereira, Wolmar Castilhos Sebastião e Jarbas Barroso ingressaram como sócios na categoria Colaborador.
 
Aline Noronha de Souza, Caroline Corrêa Lima da Rosa Senise Barros e Thyago Leandro Ribeiro Ayres de Souza foram admitidos no quadro de sócios na categoria Efetivo.
 
Os sócios Agnelo Maia Borges de Medeiros e Antonio Carlos Pinto foram transferidos da categoria Colaborador para a categoria Efetivo.
 
As filiações foram aprovadas em reunião da Comissão de Sindicância da ABI, realizada em novembro último, da qual participaram José Pereira da Silva (Pereirinha), Carlos Di Paola e Marcus Miranda.
 
Com mais de quatro décadas de atuação na imprensa, Moacir Pereira ressaltou que o seu ingresso na ABI representa a consolidação de um antigo projeto:
—Constitui motivo de grande honra ser aceito nos quadros da nossa prestigiada ABI. Chego muito tarde, eis que a intenção vem de décadas, mas sem a formalização. Admirador das atividades da Associação há mais de 40 anos, desde o período em que presidi o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e tive o privilégio de conviver com notáveis da imprensa carioca nos Congressos de Jornalistas, entre os quais destaco o bravo e competente Presidente Maurício Azêdo, querido amigo e extraordinária legenda em defesa da liberdade de imprensa, de nossa profissão e da Democracia Brasileira.
 
Ex-Conselheiro da Federação Nacional dos Jornalistas, Vice-Presidente da Comissão Estadual do Bicentenário de Nascimento de Jerônimo Coelho— patrono da imprensa e da maçonaria de Santa Catarina— Bacharel em Direito e Mestre em Ciência Política pela pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Moacir Pereira é autor de 32 livros, entre os quais “Um catarinense visionário: Gustavo de Lacerda e o Centenário da ABI”.
—À ABI e ao dileto Maurício Azêdo e seus colegas de Diretoria, deve Santa Catarina o resgate histórico do fundador da Associação, o catarinense Gustavo de Lacerda, sobre quem tive o prazer de realizar pesquisas durante anos, que resultaram na publicação de trabalhos inéditos no Estado.
 
Dando continuidade aos projetos de resgate da memória da imprensa brasileira, Moacir Pereira lançou recentemente “Altino Flores: o fundador da Associação Catarinense de Imprensa”:
—Registro, com igual prazer, o fato de estar me associando à ABI no ano em que o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, que também se engajou em notável trabalho de recuperação de Gustavo de Lacerda e da ABI, distinguiu-me com convite para falar no aniversário de fundação da Associação Catarinense de Imprensa. Tal honraria exigiu-me, igualmente, longas pesquisas, cujo balanço resumiu-se na descoberta de que nossa ACI foi fundada em 1932—fato até então desconhecido pelas instituições catarinenses— pelo jornalista e professor Altino Flores, um dos maiores polemistas da história da imprensa de Santa Catarina e ilhéu de vasta cultura.