Biografia de Samuel Wainer é tema de debate nesta quinta


23/09/2020


O jornalista Afonso Borges conversa nesta quinta-feira (24), em live do programa “Sempre um papo”, com o presidente da ABI, Paulo Jeronimo e com a escritora Karla Monteiro, autora do livro “Samuel Wainer –  O homem que estava lá”, lançado pela editora Companhia das Letras. Trata-se da biografia deste homem que revolucionou o jornalismo brasileiro e testemunhou eventos decisivos do Brasil no século XX. O programa “Sempre um Papo”  é exibido na redes sociais: Instagram, Facebook e no Youtube.

“Sempre um papo em casa”

São 33 anos de projeto “Sempre um papo em casa”, que desde fevereiro de 1986 faz lançamento de livros associados a debates. “Sempre um Papo” é dirigido pelo jornalista, escritor e empresário Afonso Borges e hoje conta com 3 milhões de visualizações.

Atualmente, o projeto utiliza as principais ferramentas de comunicação disponíveis no mundo virtual para divulgação de suas ações. Além de manter o público que já acompanha o projeto informado, estes canais angariam novos seguidores. Tudo em prol do compartilhamento das informações e novidades acerca do universo literário.

Segundo Afonso, já passaram pelo projeto mais ou menos seis mil eventos, 4500 autores,  milhares de pessoas que passaram pelos auditórios e ficaram emocionadas. Tudo sempre em torno do livro.

“Qual é o legado? E o que virá? Com tanta tecnologia, tanta intolerância, tanta velocidade, ao mesmo tempo, está lá o  livro, parado na prateleira à espera de ser lido. Que é o meu desafio nos próximos dias”, todas as quintas-feiras, às 20 horas.

“Samuel Wainer – O Homem que Estava Lá”

Capa do livro, da Cia das Letras

Samuel Wainer (1912-1980) foi dos maiores nomes da imprensa brasileira de todos os tempos. Fundador da cadeia de jornais Última Hora, transformou a indústria da notícia no país, em especial por meio da valorização profissional dos jornalistas, do design arrojado de suas publicações e de extrema sensibilidade às questões de um público antes não contemplado pelos noticiosos. Testemunha ativa de acontecimentos que moldaram o Brasil contemporâneo, Wainer despertava paixões e ódios na mesma medida. Professando a crença de que a imprensa deveria ter lado — no seu caso, o do trabalhismo –, enfrentou inimigos poderosos num contexto de extrema polarização ideológica, mas também foi amigo íntimo de presidentes, generais, ministros e empresários, relações das quais sempre soube tirar proveito. Com amparo em fontes diversas – muitas inéditas — e dezenas de entrevistas, Karla Monteiro procura equilibrar as ambivalências desse formidável personagem, e entrelaça a aventurosa e mundana biografia de Wainer às tramas secretas do poder entre a ditadura do Estado.

A autora

Karla Monteiro nasceu em Diamantina, Minas Gerais. Formou-se em jornalismo pela PUC-Minas, trabalhou nos jornais Estado de Minas, Folha de S.Paulo e O Globo e nas revistas Veja, TRIP/TPM, entre outras. É autora de “Karmatopia: uma Viagem à Índia” e coautora de “Sob Pressão: a Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro”. É colaboradora da Revista Piauí.