Biblioteca da ABI ganha livro de charges


12/02/2008


A Biblioteca Bastos Tigre, da ABI, recebeu um exemplar da coletânea de charges “Haja humor”, do jornalista Ricardo Borges, assessor de imprensa do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Lançado durante o 27º Congresso da Andes, em Goiânia-GO, o livro faz uma retrospectiva dos trabalhos de Borges publicados em jornais, cartilhas e boletins impressos e eletrônicos da Andes ao longo dos últimos sete anos.

O chargista faz uma crítica severa, mas bem-humorada, ao descaso dos políticos em relação às reivindicações da classe trabalhadora brasileira, em especial dos docentes de nível superior, que lutam em defesa da educação e da universidade pública. Para a Direção da Andes, “as ilustrações encontram eco no empenho do sindicato na construção de uma sociedade mais justa”.

Natural de São Luís do Maranhão, Ricardo Borges atua como jornalista, webdesigner e chargista em diversos sindicatos da área de educação. Seus trabalhos também são publicados em revistas independentes e podem ser encontrados em coletâneas do Brasil, Portugal, Espanha e Bélgica. Durante a década de 90, colaborou com o Correio Braziliense e editou vários fanzines, como Krise, Ócio do Ofício e Karne de Pescoço.

Instrumento de luta

A charge é uma das formas mais populares de humor gráfico. Originária da expressão francesa “charger”, que significa “lançar carga”, a arte alcançou espaço nobre na imprensa brasileira, desde os tempos do regime imperial, abordando temas políticos, sociais e econômicos. Além de ser largamente utilizada pelos movimentos populares e sindicais pelo seu caráter crítico e analítico da realidade, é uma valiosa ferramenta na construção de uma comunicação popular e democrática, voltada para a conscientização política dos leitores.

Serviço

O exemplar de “Haja humor” está disponível para consulta na Biblioteca Bastos Tigre (Rua Araújo Porto Alegre, 71, 12º andar — Centro do Rio), que fica aberta de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e conta com um grande acervo de obras literárias e voltadas para o jornalismo, além de jornais e revistas de diferentes épocas. O espaço é aberto a sócios e não-sócios da ABI. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2282-1292 — ramal 215, ou pelo e-mail biblioteca@abi.org.br.