Aumenta circulação de revistas semanais


06/09/2010


O mercado nacional de revistas semanais cresceu 5% no primeiro semestre de 2010. A alta ficou por conta do segmento de publicações populares dirigidas ao público feminino — cujo crescimento foi de 15,5% —, com conteúdo focado nos bastidores de programas televisivos e telenovelas. A informação é do jornal Meio&Mensagem na edição desta segunda-feira, 6 de setembro.

 
A revista que registrou a maior alta no segmento popular foi a Viva Mais, que alcançou a circulação média de 245 mil exemplares semanais (14,5%) e ultrapassou Ana Maria, que cresceu 6%.

Puxado pelo avanço de 8% da revista Caras, a circulação das revistas de celebridades aumentou 10% no primeiro semestre. As outras publicações desse nicho que registraram aumento de circulação foram Contigo, 4%; Quem, 22%; e IstoÉ Gente, 18%.

No caso das revistas semanais de informação houve uma oscilação média negativa de 1%, índice semelhante ao da Veja, que representa 58% deste segmento com uma circulação média de um milhão de exemplares por edição. A Época e CartaCapital apresentaram queda de 2% e 8%, respectivamente; enquanto que a IstoÉ avançou 1%.

No segmento infantil a revista Recreio registrou um recuo de 18% em sua circulação. Entre as revistas quinzenais, a revista Capricho que teve alta significativa de 53%, alcançando a média de 205 mil exemplares por edição, dado que para especialistas representa ampliação de mercado entre o público adolescente.

* Com informações do jornal Meio&Mensagem.