Jakobskind lança livro sobre Cuba na ABI


30/11/2010


A ABI convida para o lançamento do livro-reportagem “Cuba, apesar do bloqueio”, do jornalista e Conselheiro Mário Augusto Jakobskind, no dia 14 de dezembro, às 18h. A cerimônia de lançamento será na Sala Belisário de Souza, localizada no 7º andar da sede da ABI, na Rua Araújo Porto Alegre, nº 71, 7º andar, no Centro do Rio.
 
nbsp;
Com uma linguagem jornalística que foge da mesmice, o livro traz um novo olhar sobre a realidade de Cuba. Como afirma o autor, a obra busca navegar contra o senso comum e trazer informações que muitas vezes não são mostradas pela grande mídia:
— A cobertura deixa a desejar porque é baseada em não informação, quase sempre contrária ao regime cubano, e cheia de preconceito, afirma.
 
 
Para Jakobskind, o principal mérito do seu trabalho é revelar com isenção as informações não mostradas no noticiário produzido sobre Cuba:
— ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Melhor do que adjetivar é substantivar sem partidarismos, mostrar os fatos sobre um país que fez sua história. Para que o leitor possa julgar, ele precisa ter a informação, afirma Jakobskind.
 
 
 
Aventura
 
 
A publicação traz histórias observadas a partir do ponto de vista jornalístico de um repórter brasileiro. Principalmente, em uma época em que ir para Cuba era “quase uma aventura”, como o próprio autor descreve suas viagens à ilha na década de 80. Foi nessa época (1984) que ele lançou “Apesar do bloqueio, um repórter carioca em Cuba”.
 
 
O jornalista lançou também, em 2009, no Uruguai, o livro “Apesar do bloqueio, 50 anos de Revolução”, por conta da data comemorativa. Atualmente, Jakobskind é correspondente do jornal uruguaio Brecha, no Brasil.
 
 
Já o livro lançado este ano pela editora Booklink é atualizado com informações deste ano. A primeira parte fala sobre os primeiros 25 anos da Revolução (até 1984), e a segunda sobre os últimos 26 anos.