Assinaturas em apoioà PEC do Diploma


26/08/2011


O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC)386/09, que restabelece a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista, Deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou nesta quarta-feira, 24, que vai iniciar nos próximos dias a coleta de assinaturas de deputados em apoio ao requerimento que pede a votação imediata da proposta no Plenário. Segundo Pimenta, a coleta de assinaturas será pública, pela internet.
 
Juntamente com o Presidente e a vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Augusto Schröder e Maria José Braga, Paulo Pimenta se reuniu com o Presidente da Câmara, Deputado Marco Maia(PT-RS), que afirmou que a PEC deverá ser votada ainda neste ano.
 

Segundo Maria José Braga, mais de 5 mil pessoas sem formação jornalística estão requerendo registro como jornalista ao Ministério do Trabalho, em São Paulo,  aproveitando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a exigência de diploma de curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão