Artigo: “ABI nas Lutas”


Por Daniel Mazola*

25/10/2013


“Com espírito de luta, orgulho e satisfação, venho representando a centenária e combativa Associação Brasileira de Imprensa (ABI), juntamente com o companheiro Mario Augusto Jakobskind, em fóruns e coletivos de luta pelos direitos da sociedade civil.

Com o apoio do Presidente Maurício Azêdo, participamos de atos em defesa do Complexo do Maracanã e promovemos ações conjuntas com diversas entidades, como os movimentos “Fora Feliciano”, “Fora Marin”,  pela apuração dos assassinatos de trabalhadores rurais, em favor da reforma agrária, contra a criminalização dos movimentos sociais e a violência do policial nas recentes manifestações populares.

A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos apoiou o movimento “Passe Livre”, a criação da CPI dos Ônibus, a luta dos profissionais da Educação, a abertura dos arquivos da ditadura,e a campanha contra o leilão de Libra. Homenageamos em nossa sede diversas personalidades internacionais que se destacaram na defesa das liberdades.

Realizamos dois seminários pela Democratização da Mídia, sendo que o terceiro evento está agendado para o dia 9 de dezembro, e participamos de audiências públicas pela abertura dos arquivos da ditadura.

Estaremos representando a ABI em apoio ao 1º Conselho Municipal de Comunicação e à criação do Canal da Cidadania. O pedido de exploração do canal pelo município do Rio de Janeiro está previsto na portaria 489/2012, do Ministério das Comunicações, além da Constituição do Conselho Municipal de Comunicação.

O projeto integra um conjunto de canais públicos dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), cujo principal objetivo é a busca pela expressão, a participação popular, e a produção audiovisual independente e de caráter local.

O Canal da Cidadania prevê o funcionamento de uma faixa de conteúdo para o poder público municipal, outra para o poder úblico estadual e duas para associações comunitárias. O objetivo é democratizar o acesso à informação, através da participação da sociedade.

O legado de Maurício Azêdo é a defesa da conquistas sociais para o povo brasileiro, aliada à imprensa democrática. Esse é o papel histórico da ABI.”

*Daniel Mazola é jornalista, Conselheiro da ABI, e Secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos entidade.