Apesar de Você, uma celebração à vida


10/10/2023


Integrante do Conselho Deliberativo da ABI, o jornalista e escritor Henrique Brandão lançará, na terça-feira, dia 17 de outubro, às 19h, no Restaurante Paz e Amor, em Ipanema, o livro Apesar de Você – Resistindo à Pandemia e ao Fascismo (Ed. Souto), que traz uma coletânea de artigos criados entre 2020 e 2022, período sombrio marcado pela ameaça do coronavírus e pela escalada autoritária do governo Bolsonaro.

Em Apesar de Você, fruto do isolamento social, “um tempo de tempo disponível”, Brandão revisita filmes clássicos, fala de samba, gastronomia e futebol, traça perfis de personagens da música, da literatura e do cinema e nos traz um rico panorama da cultura brasileira. Como diz João Máximo, autor da orelha do livro, “ao escrever sobre o tal mundo que parecia perdido, Henrique Brandão não só o reencontra como nos convida para ir junto”.

Mesmo que não tenha a pretensão de ser um documento histórico, Apesar de Você retrata muito bem o estado de espírito das pessoas em uma época que certamente ficará marcada, em escala planetária, como um dos momentos mais difíceis enfrentados pela humanidade. Nessa toada, é possível acompanhar os momentos de agravamento da situação sanitária, as perdas irreparáveis, os retrocessos de toda a ordem, as reações, o avanço da tecnologia, principalmente, a degradação do ambiente democrático.

A aridez do ambiente, no entanto, contrasta com o humor e a leveza dos textos. De leitura ágil, os artigos de Henrique Brandão proporcionam um mergulho instigante no Brasil desses tempos pandêmicos, sem “perder a ternura”. É um convite à celebração da vida.