Ana Arruda Callado


12/03/2007


Ana Arruda Callado, sócia da ABI, é uma das mulheres precursoras no jornalismo brasileiro. Natural de Recife, em 1954 veio para o Rio de Janeiro estudar jornalismo.

Ela afirma que a opção pelo jornalismo é um mistério em sua vida. Pode-se dizer que sua estréia na profissão foi com um jornal em que contava as histórias de sua família, o Repórter 1907, numa alusão ao número do apartamento em que morava. Mas sua vocação foi despertada no jornal Ação Católica, então dirigido por Cícero Sandroni. Quando se formou, entrou como estagiária no Jornal do Brasil, foi contratada três meses depois e lá ficou por quatro anos. Depois passou pela Tribuna da Imprensa, Diário Carioca, revista Senhor e TV Rio.

Foi a primeira mulher chefe de reportagem no Rio, no Diário Carioca, além de ter sido editora-chefe do Sol, jornal pioneiro na imprensa alternativa brasileira. Lecionou na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense e na Pontifícia Universidade Católica do Rio. Publicou diversos ensaios, artigos e livros como “Uma história, muitas vidas” e “Maria Martins: uma biografia”. Entre 2001 e 2003, foi Presidente do Conselho Administrativo da ABI. 

Ana Arruda Callado — Jornalista, professora e escritora