Guerra no Rio marca eleição da Vladimir Herzog


28/04/2017


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A eleição de 1/3 do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa este ano foi atípica. O entorno da sede da ABI viveu uma dia de intensos conflitos entre manifestantes e a polícia militar. A Chapa Vladimir Herzog foi eleita com os principais acessos bloqueados por barricadas. A ABI  sofreu com o grande tumulto causado pela greve geral no país, em particular no Rio de Janeiro. A votação começou às 10h com o Rio de Janeiro envolvido por um clima de grande tensão. Apesar dos conflitos, seguindo a tradição da entidade, que sempre enfrentou adversidades e nunca se apequenou diante de qualquer tipo de repressão, a eleição foi concluida.

Os atos de protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência Social, reprimidos com extrema violência, começaram logo depois da abertura do processo eleitoral sob a coordenação do presidente da Assembleia Geral Ordinária, Ivan Cavalcante Proença. A abertura dos trabalhos contou com a presença dos diretores da ABI, Ana Maria Costábile, diretora econômica-financeira; e Jesus Chediack, diretor de Cultura e Lazer; e o conselheiro Jesus Antunes.

IMG-20170428-WA0018 (1)

A cidade começou o dia paralisada pelos protestos inicialmente pacíficos. Horas depois, o Centro do Rio se transformaria em um campo de batalha. A sede da ABI foi sitiada pelo gás lacrimogênio e mais tarde pela fumaça dos ônibus incendiados.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

No final do dia, ainda sob os atos de protestos, a chapa Vladimir Herzog foi confirmada para mais um triênio 2017/1020, com a seguinte composição:

Conselheiros Efetivos:

1) Fichel Davit
2) Nacif Elias
3) Moura Reis
4) Luis Carlos Azêdo
5) Amiucci Gallo
6) Joseti Marques
7) Eraldo Leite
8) Bernardo Cabral
9) Siro Darlan
10) Silvio Tendler
11) JB Serra e Gurgel
12) Rafael Gomide
13) Oswaldo Leitão
14) Ilma Martins
15) Regina Marçal

Conselheiros Suplentes:

1) Moacyr Bueno
2) Felipe Pena
3) Paulo Marinho
4) Jonas Vieira
5) Rosângela Amorim
6) Regina Barreiros
7) Vilson Romero
8) Herbert Carvalho
9) Petrônio Alves de Souza
10) Rosayne Macedo
11) João Eduardo Villela Meireles
12) Allan de Abreu
13) Trindade Escudero
14) Rafael Ventura
15) Carlos Rocha