Alerj homenageia Fernando Barbosa Lima


06/04/2009


A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) presta nesta terça-feira, dia 7 de abril, uma homenagem especial post-mortem ao ex-Presidente do Conselho Deliberativo da ABI, Fernando Barbosa Lima, que morreu aos 74 anos, em setembro do ano passado. Por iniciativa do Deputado Pedro Fernandes (DEM), será conferida ao jornalista a Medalha Tiradentes, instituída em 8 de agosto de 1989 (pela resolução nº 359/1989), para homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços à causa pública do estado do Rio de Janeiro.  
 
A entrega da comenda será feita a Rozane Braga, viúva de Fernando. A solenidade será realizada às 18h30, no Salão da Casa legislativa que leva o nome do pai do jornalista e ex-Presidente da ABI, Barbosa Lima Sobrinho.
 
Fernando Barbosa Lima foi um homem de televisão, veículo para o qual foi o criador de mais de cem programas. Sua estréia foi na extinta TV Rio, onde criou diversos programas como “Sem Censura”, numa época em que as transmissões ainda eram em preto e branco. Com mais de 50 anos de carreira, Fernando Barbosa Lima dirigiu, ainda, a antiga TVE, hoje TV Brasil, por três vezes e também foi diretor de três emissoras.