27 de setembro de 2022


Livro explica a  preferência do torcedor  por clubes midiáticos


06/12/2021


Marcos Gomes é jornalista, membro da Comissão de Cultura e Lazer da ABI

Torcedor do Internacional e atualmente morando em Valência, na Espanha, onde aprofunda seus estudos sobre a Futebolização, Rodrigo Koch, participa do ABI Esporte, nesta segunda-feira, 6, a partir das 19h30, pelo canal da ABI no Youtube – bit.ly/3uZn84f.

– Tenho me debruçado sobre a temática desde 2011, investigando a Futebolização na infância e se manifestando em escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre, quando ficaram evidenciadas marcas construídas pela família, mídia, educação e comunidades. Naquele momento, as crianças seguiam principalmente seus ídolos futebolísticos, repetindo gestos, cortes de cabelo, vestimentas e demais comportamentos. Nos últimos anos, foquei os estudos nos jovens, então na Região das Hortênsias – principalmente no eixo dos municípios de Canela e Gramado – verificando que entre estes há uma transitoriedade entre clubes de futebol e ídolos muito maior, ou seja, também há fortemente a presença de circuitos de consumo entre as juventudes que circulam pelos espaços urbanos e, que entre muitas culturas juvenis, utilizam também o futebol para a construção de suas múltiplas identidades – explica o jornalista Rodrigo Koch em seu livro, vencedor da 1ª edição do Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobe Futebol e Direitos do Torcedor, da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), vinculada à Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Rodrigo Koch também é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil, pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (UGF), e graduado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Foi coordenador de esportes da Rádio Guaíba, pela qual realizou as coberturas jornalísticas dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 e Atenas-2004, dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 e, dos Jogos Mundiais Militares Rio-2011.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012