Trabalhadores da EBC encerram greve mais longa da empresa.


15/12/2021


Publicado pelo Portal 360. https://www.poder360.com.br/brasil/trabalhadores-da-ebc-encerram-greve-mais-longa-da-empresa/

“Em assembleia nesta 3ª feira (14.dez.2021), as trabalhadoras e trabalhadores da EBC decidiram suspender a greve de 19 dias, a maior da história, e, ao mesmo tempo, manter o Estado de Greve, após decisão judicial de quantitativo mínimo, enquanto o Tribunal Superior do Trabalho analisa o Dissídio Coletivo. Nesta 5ª feira (15.dez), teremos mediação chamada pelo MPT”, divulgaram os movimentos sindicalistas de radialistas e jornalistas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

Eis a íntegra da decisão obtida pelo jornal digital (184 KB).

O movimento, que teve início em 26 de novembro, foi motivado pela“retirada de direitos dos trabalhadores”, demora na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho e o avanço na privatização da EBC.

A paralisação contou com 70% de adesão, informou o SJPDF (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal) ao Poder360.

Em entrevista ao Poder360, a coordenadora do sindicato, Juliana Cézar Nunes disse que “os funcionários voltarão ao trabalho às 00h”.

O estado de greve é um modo no qual funcionários continuam mobilizados em atenção às atitudes de uma empresa ou instituição, podendo retornar a uma paralisação a qualquer momento.

Leia nesta reportagem os detalhes sobre a greve.