ABI repudia a violência contra o Jornal Extra


28/09/2016


Prédio da Associação Brasileira de Imprensa

Prédio da Associação Brasileira de Imprensa

 

  A Associação Brasileira de Imprensa divulgou Nota Oficial posicionando-se sobre o episódio que considera extremamente grave ocorrido contra o Jornal Extra que teve exemplares de São Gonçalo apreendidos ilegalmente por um grupo de desconhecidos na madrugada desta terça-feira.  Os suplementos traziam uma denúncia contra ex-presidente da Câmara Aristeo Eduardo Teixeira da Silveira (PMDB), conhecido como Eduardo Gordo. Ele é acusado de fraudes na saúde que somam R$ 35 milhões e é candidato a vereador pelo PMDB. Segue a Nota Oficial:

 

                                                                                                   NOTA OFICIAL

A Associação Brasileira de Imprensa expressa profunda preocupação com a violência cometida contra o Jornal Extra que teve o suplemento de São Gonçalo apreendido ilegalmente por um grupo de desconhecidos na madrugada desta terça-feira.

A ABI considera esse fato extremamente grave por entender que se trata de grave violação ao direito de livre acesso à informação e de inominável agressão à liberdade de imprensa. O material apreendido trazia na capa denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Eduardo Gordo, acusado de envolvimento no desvio de verbas do SUS. A apreensão do material jornalístico viola garantias asseguradas pelo Estado Democrático de Direito e representa grave afronta à Constituição. Esse ato criminoso realça o clima de insegurança em que vive a população do Rio, diante da ação de grupos que agem fora da lei e que se voltam agora contra os veículos de comunicação. A ABI espera que esse episódio deplorável e alarmante seja investigado de forma rápida e eficaz pela Secretária de Segurança e que os culpados sejam identificados e submetidos aos rigores da lei.

Cordialmente,
Domingos Meirelles
Presidente da ABI

* Publicado em: 28 set, 2016 às 16:28