ABI sedia debates sobre futebol


04/05/2009


Com a proposta de reunir jornalistas, acadêmicos e artistas para debater o futebol a partir de ângulos distintos, como o samba, a dança, a literatura e o cinema, terá início nesta terça-feira, dia 5, o evento “Futebol-arte: A arte do futebol”, uma iniciativa do Grupo de Literatura e Memória do Futebol (MemoFut) e da ABI, juntamente com o Laboratório de História do Esporte e do Lazer (Sport) — vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — e a editora LivrosdeFutebol.com.

As palestras gratuitas serão realizadas na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI, no Centro do Rio, das 18h30 às 21h, sempre na primeira terça-feira do mês, de maio a dezembro.

Os temas abordados farão referência à maior paixão nacional, pois, segundo José Rezende, Coordenador do Centro Histórico-Esportivo da ABI, o futebol “não pode ser resumido apenas a um evento esportivo”:
— Ele está inserido no nosso sistema político, econômico, cultural e social, e pode ser analisado sobre diferentes aspectos. A idéia é mostrar a relação de todas as outras manifestações artísticas e culturais com o futebol.

Imprensa

O tema do primeiro encontro é “Futebol e Jornalismo”, que reunirá o jornalista do Globo e do canal Sportv Renato Maurício Prado e o professor de Sociologia da UERJ Maurício Murad, ancorados pelo jornalista Marcelo Barreto, também do Sportv.

Para César Oliveira, editor da LivrosdeFutebol.com, e um dos coordenadores do evento, o futebol alcançou grande popularidade no Brasil graças ao Jornalismo:
— A divulgação da imprensa foi fundamental para a difusão do esporte no País, basta lembrar a importância de profissionais como Mário Cardim, um dos pioneiros da nossa imprensa futebolística. Nessa primeira palestra vamos debater, entre outras coisas, a paixão do jornalista por determinado time de futebol e a influência disto na hora em que se produz uma matéria jornalística.

Segundo César Oliveira, o ciclo de palestras mensal faz parte de um projeto do MemoFut — grupo de pesquisadores e escritores empenhados em resgatar e preservar a memória do futebol brasileiro.

Ele explica que a idéia surgiu a partir de uma conversa com o professor Victor Andrade de Mello, responsável pelo Laboratório de História do Esporte e do Lazer da UFRJ:
— Nós estávamos conversando no dia do lançamento do livro “Quarentinha — O artilheiro que não sorria”, de Rafael Casé, quando o Victor comentou que tinha visto no meu site que eu tinha vontade de publicar trabalhos acadêmicos sobre futebol. Então, ele deu a idéia de reunirmos diversos acadêmicos e realizadores, como jornalistas ou cineastas, para debaterem o assunto.

Recuperação

Para César Oliveira, “Futebol-arte: A arte do futebol” será uma grande oportunidade para discutir, entre outras questões, a recuperação do futebol nacional:
— Nosso futebol se perdeu um pouco na história, devido a diversos fatores, sendo o mais preponderante deles, a má qualidade dos dirigentes dos clubes. As mesas deste ciclo de debates se ocuparão deste tema para tentarmos entender as razões que levaram o futebol-arte a ser deixado de lado.