ABI se solidariza com presidente Lula por declarações contra crimes de guerra de Israel


15/11/2023


Foto:Sérgio Lima/Poder360

Durante a recepção aos 32 repatriados da Faixa de Gaza, em Brasília, na noite de segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a violência durante o conflito e os crimes de guerra cometidos por Israel.

“Aos 78 anos de idade, eu já vi muita brutalidade, muita violência, eu já vi muita irracionalidade. Mas eu nunca vi uma violência tão bruta, tão desumana contra inocentes. Porque se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o estado de Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças, ao não levar em conta que as mulheres não estão em guerra, ao não levar em conta que eles não estão matando soldados”, afirmou Lula.

Na ocasião, o presidente citou ainda que já são 5 mil crianças mortas e 1.500 desaparecidas. “Certamente [as crianças desaparecidas] estão no meio dos escombros. E, depois, a destruição de tudo que as pessoas levam décadas para construir uma casa, uma rua, um prédio, uma escola, um hospital… e depois uma simples bomba detona aquilo”, acrescentou Lula.

A ABI manifesta sua irrestrita solidariedade às declarações do presidente Lula, que tem sido alvo de ataques, tanto em editoriais dos jornais brasileiros, quanto de manifestações da Confederação Israelita do Brasil.

“Nada justifica os crimes de guerra que estão sendo cometidos por Israel contra o povo palestino, matando mulheres e crianças, atacando hospitais e destruindo casas. O direito de Israel reagir ao ataque do Hamas, no dia 7 de outubro, não autoriza o governo fascista de Benjamin Netanyahu a praticar um verdadeiro genocídio contra o povo palestino. Defendemos um cessar fogo já e o estabelecimento imediato de corredores humanitários que permitam o atendimento dos milhares de palestinos feridos”, disse o presidente da ABI, Octávio Costa.