ABI recebe visita de delegação de jornalistas chineses


12/12/2023


Foto: Moysés Côrrea

A ABI recebeu uma delegação chinesa que veio ao Brasil em busca de oportunidades de cooperação entre a Província de Henan, o Rio de Janeiro e São Paulo nas áreas de cultura e mídia. Eles foram recebidos pelo presidente Octávio Costa e pelos diretores Geraldo Mainenti, Moysés Correa e Iara Cruz.

A delegação, liderada por Yuguo Huang, diretor do Gabinete de Informação da Província de Henan, teve como objetivo buscar novos meios para divulgar a província, que tem 145 canais de comunicação, entre jornais impressos, revistas, rádios e tv, com 14 mil jornalistas, todos pertencentes à associação da classe local. Eles têm interesse num intercâmbio de programas de TV e, por sugestão da ABI, vão manter contatos com a Empresa Brasil de Comunicação.

Henan, província no Vale do Rio Amarelo, na região central da China, é reconhecida como o lugar de origem da civilização chinesa, com 160 mil quilômetros quadrados e 100.500.000 habitantes. É importante para a cultura e história da China, como se fosse a raiz, onde tudo começa. Ali surgiu a primeira dinastia, a Chang, a primeira caligrafia, o Kung Fu e o Tai chi. Tem importante papel também na mitologia chinesa considerando que quatro delas são da província de Henan.