ABI recebe documentos contra denúncias de Beth Prata


10/11/2008


O Presidente da ABI, Maurício Azêdo, recebeu nesta segunda-feira, dia 10, das mãos do Juiz João Carlos de Souza Corrêa, Titular da Comarca de Búzios; de Rui Borba Filho, Editor-chefe e repórter do jornal Primeira Hora, do mesmo município da região litorânea do Rio de Janeiro; e da Deputada Alice Tamborindeguy extensa documentação que busca rebater as denúncias encaminhadas à entidade, no mês passado, pela jornalista Beth Prata:
— A ABI estará sempre em busca da verdade e em defesa da ética na sociedade e no jornalismo — afirmou Maurício Azêdo ao receber o relatório, que também será encaminhado ao Deputado federal Chico Alencar, que discursou sobre as denúncias da jornalista no Plenário da Câmara, em 20 de agosto último.

De acordo com Rui Borba Filho, ele e Beth Prata eram sócios no Primeira Hora, mas a parceria foi interrompida há três anos:
— Nessa época ela começou a manifestar posição contrária à linha editorial do veículo e interrompeu o cumprimento das obrigações na sociedade, me obrigando a recorrer à Justiça para propor a cisão societária. Em represália, Beth Prata deu início a uma série de denúncias infundadas e inverídicas contra mim e o Juiz João Carlos de Souza Corrêa.

Ainda segundo Rui Borba Filho, os documentos entregues à ABI comprovam a inverossimilhança das matérias de denúncia assinadas por Beth, que representam “montagens grosseiras”, desmentidas por todas as pessoas citadas:
— Ela manipulou os fatos e envolveu a ABI na pessoa do Conselheiro José Talarico, mentindo sobre a existência de uma Lei da Mordaça no município de Búzios, que foi posteriormente desmentida. Com intuito intimidatório, fez inúmeros registros policiais inconsistentes e responde a processos judiciais pelas inverdades proferidas contra cidadãos e autoridades de Justiça e do Estado. Tudo isto sob o respaldo de provas inexistentes, cartas anônimas, documentos apócrifos e e-mails falsos.

João Carlos de Souza Corrêa, há 12 anos na cidade de Búzios, explica que foi envolvido no caso em função do processo judicial da cisão da sociedade entre Rui Borba Filho e Beth Prata:
— Desde então, venho sendo objeto de calúnias e difamação por parte desta jornalista, que, apesar de ter tido acesso a todos os direitos de ampla defesa, nada conseguiu provar. A ação contra ela está em fase final e o Ministério Público deverá se pronunciar em favor da condenação nas formas previstas na lei.