ABI pensa a Dança


12/09/2011


Jornalistas, pesquisadores, produtores e acadêmicos participam do evento ABI pensa a Dança, que vai discutir a mídia como espaço privilegiado de informação e valorização da dança. O objetivo é estimular a reflexão sobre jornalismo cultural e arte entre produtores, pesquisadores, divulgadores e o público consumidor da dança.
Organizado pela Diretoria de Cultura e Lazer da ABI, o encontro será realizado nesta terça-feira, dia 13, e no próximo dia 27, às 18h30, na Sala Belisário de Souza, no 7 andar do edifício-sede da ABI.
 
Entre os convidados, Dalal Achcar e Gustavo Ciríaco, destaques da dança nacional, os pesquisadores Giselle Ruiz, Beatriz Cerbino, Joana Ribeiro, e as jornalistas Helena Katz e Nayse Lopes, que serão mediados pelo jornalista Domingos Meirelles, Diretor Financeiro da ABI, e do jornalista e teatrólogo, Jesus Chediak, Diretor de Cultura e Lazer da ABI.
 
Entre os pontos a serem analisados estão as diversas manifestações da dança e o espaço que ocupam nos veículos de imprensa; a relação entre os movimentos artísticos contemporâneos e os veículos de comunicação; a influência da crítica, e a formação do artista e do jornalista.

O evento é gratuito e será transmitido online pelo endereço www.idanca.net <http://www.idanca.net/>.

 Veja abaixo a programação:

Dia 13/09: MEMÓRIA DA DANÇA NA MÍDIA – DOCUMENTOS E PESQUISA

Convidados: Giselle Ruiz (PRODOC EBA/UFRJ),  Beatriz Cerbino (pesquisadora UFF/RJ) e Dalal Achcar (coreógrafa).

Mediação: Jesus Chediak

Dia 27/09: CRÍTICA DE DANÇA E NOVAS RELAÇÕES ENTRE DANÇA E MÍDIA

Convidados: Helena Katz (PUC-SP e crítica de dança do ESTADO DE SÃO PAULO),  Gustavo Ciríaco (coreógrafo) Nayse Lopes (site idança) e Joana Ribeiro (PRODOC UNIRIO/RJ).

Mediação:  Domingos Meireles

Organização e Curadoria: Claudia Holanda e Flavia Meireles

Assistente de Produção: Elisa Damini

PARCERIAS: Site idança.net <http://xn--idana-1ra.net> – Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro – Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro –  Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões Públicas – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica – Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro  – Sindicato dos Radialistas e Clube de Comunicação.