Damas do Samba, no ABI Claquete Musical hoje


24/03/2021


 

Claquete Musical apresenta hoje, a partir das 19h30, o documentário Damas do samba, de Susanna Lira, seguida de uma roda de papo com o   apresentador do programa, o produtor cultural Paulo Figueiredo;  a filósofa e especialista em Cultura Negra e Carnaval, Helena Theodoro; a instrumentista, compositora e cantora Nilze Carvalho; e a professora, pesquisadora e escritora Rachel Valença. No canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube.

Tia Ciata, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Rosa Magalhães, Tia Surica, Nilce Fran, Márcia Lage, Lucinha Nobre, Wilma Nascimento, Dona Zica, entre outras tantas damas, brilham no documentário. E, entre elas, também está Dona Ivone Lara, que ficou conhecida como A Rainha do Samba.

Damas do Samba lança um olhar de provocação sobre o papel da mulher no samba, tendo como tônica a força feminina, que impulsiona e ajuda a fazer do ritmo o maior e mais representativo popular brasileiro. Seja como passista, madrinha, musa ou operário do carnaval, a mulher realça seu protagonismo, emprestando ao samba não somente sua imagem como também seu espírito empreendedor, sua criatividade e sua natureza inspiradora. “É certo de quem sem mulher não há samba”, a frase da cantora Mariene de Castro, uma das personagens do documentário, resume bem as intenções do longa. O filme explora como elas transformaram, ao longo dos anos, esse gênero musical genuinamente brasileiro em um modo de vida e como foram fundamentais para sua existência.

Susanna Lira é uma cineasta brasileira, pós graduada em Direito Internacional, Direitos humanos e Biopolítica Criminal e em Filosofia. Atua no mercado audiovisual desde 1994 e dirigiu 11 longas metragens, como Torre das donzelas, diversos curtas e séries de televisão.