ABI participa da Frente em Defesa da EBC


02/09/2021


A EBC, Empresa Brasil de Comunicação, a primeira operadora nacional de serviços públicos de radiodifusão, controladora de dois canais de televisão, oito emissoras de rádio e duas agências de notícias, está ameaçada de extinção.

Uma das primeiras medidas do governo que tomou o poder em 2016 foi cassar os mandatos dos integrantes do seu Conselho Curador, órgão que garantia à empresa o caráter público. Infringindo, dessa forma, o Artigo 223 da Constituição Federal que determina a “complementaridade dos sistemas privado, público e estatal”.

O governo seguinte deu continuidade ao ataque à EBC, tornando-a praticamente um veículo de propaganda política, com a imposição de forte controle ideológico sobre a produção jornalística. O golpe mais recente foi a sua inclusão no projeto de privatização das empresas estatais colocado em prática pelo governo.

Diante desse quadro, funcionários da EBC e entidades representativas de trabalhadores do setor da radiodifusão, criaram uma Frente em Defesa desse patrimônio público, a qual se integrou oficialmente a ABI, em reunião realizada na quarta-feira, dia 30/8, com a participação do vice-presidente Cid Benjamin e do conselheiro Laurindo Leal Filho.